MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

5ª feira na Moita


Triunfo de Pablo Hermoso de Mendonza, actuação de Manuel Lupi, e dois ferros á Salgueiro.

A feira da Moita seguiu, tal como a Isidrada este ano, sob o signo do Manso. Esta corrida de Passanha, mansa e sem brilho, safou-se porque teve pela frente toureiros que estiveram sempre por cima dos toiros.
Os ganaderos têm que pensar seriamente nos toiros de “plástico” (como dizia um aficionado) que estão a criar. Chega de Murubes, chega de Boiadas…
Deste estado de coisas parece-me que os empresários são os menos culpados.

O público que preencheu ¾ de casa acabou por ser compensado com uma notável actuação de  Pablo Hermozo de Mendonza no segundo, com uma belíssima actuação de Manuel Lupi, com dois Ferros á Salgueiro e com uma actuação certa e digna dos Forcados do Ap Moita.

Salgueiro - Tocou-lhe o piore lote, mas mesmo assim, arreou pelo menos dois curtos á sua maneira. Nos compridos esteve muito bem.

Pablo Hermozo de Mendonza - Derramou classe em tudo o que fez. No primeiro toiro, manso e sem chama, fez tudo o que podia fazer ., acabando o público por obrigar o Rejoneadsor a dar volta á praça.
No 2º toiro abriu o livro, recebeu com um cavalo novo de saída que impressionou os amantes do cavalo, para depois com o Chenel e com o Ícaro bordar o toureio levando o público ao rubro.
O público exigiu que desse 2 voltas á praça, coisa rara nesta terra Aficionada.

Manuel Lupi - Foi o triunfador da 1ª parte da corrida. No 1º toiro recebeu como mandam as regras, mas foi nos curtos que deu a verdadeira dimensão do seu toureio que em Espanha e França tem sido reconhecido ultimamente com saídas em ombros.
È quase impossível tourear tão lentamente como o faz com o seu cavalo castanho.
No seu 2º nada mais podia fazer.

Os Forcados do Ap Moita, tiveram uma noite digna ao nível dos pergaminhos do grupo.