MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sábado, 17 de setembro de 2011

Corrida dos fogareiros


3/4 de casa fortes.
Bom jogo dos toiros de “Campos Peña” que como é hábito estavam bem apresentados. O 2º toiro foi de bandeira…

Esta corrida começa a tornar-se na mais simpática da feira e quiçá a mais Importante. Os toureiros galvanizam-se com um público alegre que vai ali para se divertir e não como é costume, com a visão avinagrada que marca a maioria das corridas. A mescla de figuras consagradas com toureiros á espera de uma oportunidade formam um caldo de interesse que, interessa o público.
Esta é uma das poucas corridas que talvez justifique o formato de 6 cavaleiros.

Triunfos de Vitor Ribeiro e Manuel Ribeiro Telles Bastos

Joaquim Bastinhas - Tocou-lhe o pior toiro e não esteve á altura doutras tardes e noites.
Perguntar não ofende. Porque não sacou o Queimadoro - cavalo brilhantíssimo a tourear a sesgo - quando o toiro exigia esse tipo de Sorte? Com esse cavalo fez as Cortesias, por isso só o toureiro pode explicar a opção.

António R. Telles - Na senda dos êxitos somou mais um, mas não tão redondo como outros que rubricou esta época.

Rui Salvador - O costume, valor ás carradas e entrega total. O seu toiro não foi dos melhores, mesmo assim pôs 2 ferros com a sua marca.

Vitor Ribeiro - Teve ontem uma das melhores actuações que lhe vi. Verdadeiramente irrepreensível. A última bandarilha com o cavalo (ferro L. Rouxinol) foi de Antologia.
O novo sitio que está a dar a este cavalo - de que eu ao principio duvidei - torna-o um caso.

Gilberto Filipe - Cumpriu, e melhor estaria se não tem dado tantas passagens em falso.

Filipe Gonçalves - Montou o seu espectáculo e agradou ao público. É um caso de popularidade e não o comparo a ninguém do mundo do espectáculo porque ele não gostou que eu o comparasse á maior figura da música ligeirinha Portuguesa.
Para que conste: “tenho toda a estima e respeito por este Toureiro”.

Manuel Ribeiro Telles Bastos - Ao mais alto Nível, desenvolveu uma actuação em clássico, que seu Avô e seu tio António certamente não se importariam de rubricar como suas.
Foi um dos triunfadores da corrida.

Os grupos de Santarém e de Alcochete estiveram a um nível altíssimo dadas as dificuldades dos toiros.
Em principio estive para não realçar ninguém, mas não resisto a destacar Vasco Pinto. Que grande Forcado