MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

domingo, 18 de setembro de 2011

Exposição evocativa de 10 anos de alternativa

Foram muitos os Amigos que quiseram estar presentes em Salvaterra de Magos junto da cavaleira Ana Batista para a incentivarem a pelo menos mais dez anos de alternativa em plano de figura como se tem mantido. Assim, no dia 16 perto de uma centena de aficionados, amigos e gente anónima estiveram na inauguração da exposição evocativa do seu 10º ano de alternativa.
Uma exposição singular, na medida em que coloca o enfoque em cinco campos: os primeiros passos, da alternativa à consolidação, homenagem ao Obélix, do campo à arena e a devoção. Nestes cinco espaços pode-se observar momentos mais intimistas da cavaleira e parte da sua colecção de casacas e troféus,  num misto com homenagem aos cavalos Obélix que já vão na 3ª geração, enfim um espaço no Celeiro da Várzea que é obrigatório visitar.
No decorrer do evento, usou da palavra além da homenageada, seu apoderado Mauricio do Vale, que falou de algumas injustiças que fizeram em relação à cavaleira e que “…a Ana nunca pagou para tourear…”, recordou como tudo começou nesta união já com alguns anos. A edil local teceu palavras à munícipe e cavaleira, salientando a persistência e crença que a mesma teve em relação aos sonhos e metas a atingir, só se conseguindo com trabalho diário.  No final ofertou uma placa comemorativa da ocasião.
Ana Batista visivelmente emocionada a todos agradeceu a sua presença e prometeu continuar a honrar a figura da mulher e sobretudo a dignificar a tradição tauromáquica portuguesa.
A exposição pode ser visitar até ao dia 30 de Setembro.

Marco Gomes