MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Trocas e baldrocas


Trocas e baldrocas era uma musica que alguem de voz estridente cantava `há uns anos atrás. Nem me lembro se era a Branca Flor ou a Ana, nem interessa para o caso. Hoje a musica deve ser ouvida nos escritórios das principais empresas taurinas do país. A montagem de carteis do ano de 2011, da temporada da qual se avizinha o fim, não foi mais do que uma verdadeira homenagem a essa musica: trocas e baldrocas. Vais aqui, o meu vai ali, trocas Alguidares de Baixo com Alguidares da Vida- Mas ir a Alguidares da Porcalhota é mais importante que ir à tua praça, por isso tens de me dar duas. Esta é de certeza a conversa dos empresários que por aí andam. e quando não conseguem dar vazão aos compromissos toca de montar com seis cavaleiros que assim fica tudo despachado. Quem perde com isto? E quem ganha? Perdem os cavaleiros com valor e que não pertencem a empresas e que marcam passo até que os intervenientes das trocas e baldrocas comecem a tourear com força e ao mesmo tempo desmascararem-se a eles mesmo, provando que não têm valor para tanta troca e baldroca. Esta temporada já despachou pelo menos quatro. Já não servem, não acabaram , vão por aí andar mas já não sobem mais. Desceram e por aí abaixo é o caminho. Uns até na TV nas transmissões directas mostraram ao país inteiro que não têm valor. Outros que perseguiam o sonho que alguém lhes meteu na cabeça, já se aperceberam que terão de fazer outras opções. Se tiverem dinheiro aguentam-se mais uns tempos. Mas são ídolos com pés de barro. Acabam por cair. E as empresas que fazem? Arranjam outros. espera-se é que esses outros sejam recrutados pelo valor na arena e não por outros valores que fazem falta mas que deturpam a verdade da Festa.
Acabem com as trocas e baldrocas e comecem a pensar mais no futuro da Festa. Escolham quem realmente tenha futuro. Não escolham "futuros" de 4 ou 5 anos. Ajudem a lançar verdadeiras Figuras.
Quem não gostou e quem enfiar a carapuça fique na expectativa de que um dia destes contaremos tudo. Mas mesmo TUDO! quem são , quem foram, que trocas e baldrocas fizeram e verão que temos razão.

El Diablo