MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

P'ra que a terra não esqueça...

Eng Joaquim Murteira Grave

Deixei passar alguns dias, para prestar a devida homenagem ao ganadero, ao aficionado e ao homem, Sr. Eng. Joaquim Grave.
Como ganadero, basta dizer que durante muitos anos foi a sua ganadaria, uma das de mais prestigio em Espanha.
Durante esses anos sobressaiu uma total ausência de vaidade, que o tornou admirado e respeitado por todo o mundo taurino.
Tive oportunidade de verificar in loco, quanto o admiravam e respeitavam no País vizinho, e de que maneira...
Como aficionado, o seu conhecimento era público, mas por educação e principíos não impunha nunca as suas opiniões, ouvindo sempre com atenção, não se deixando levar como muitos que não passam de mediocres, paranóicos ciosos de consideração social.
A sua atitude perante o desempenho do seu filho Manuel como cavaleiro - infelizmente desaparecido bem novo - e dos seus filhos e neto como forcados - ele que foi forcado - era de um aparente despegamento, que no fundo não era mais que um fechar da porta das emoções pelo lado de dentro, sem estender as suas influências.
Os seus direitos e deveres de cidadania, foram sempre por si respeitados, mesmo quando a loucura revolucionária lhe bateu á porta - época em que com o sr. Eng. mais privei - defendendo a reposição da lei a todos os niveis e para todos sem um minimo de egoismo .
Perante a vida esteve sempre por vontade própria de forma discreta, como um grande senhor, para o qual não encontro mais palavras por manifesta falta de talento, mas quero deixar de juntar a esta homenagem a esse grande homem, este extracto do livro "DE ALMA PARA ALMA" de H.Rodhen


Grande Homem

O grande homem é silenciosamente e bem formado...
É genial - sem nunca exibir a genialidade ...
É poderoso - mas incapaz de ostentar o poder ...
Socorre quem precisa - sem precipitações ...
É correcto - mas não vocifera contra os incorrectos ...
Não é fanático...
Carrega fardos pesados - com leveza e sem gemido ...
Domina - mas sem insolência ...
É humilde - mas sem servilismo ...
Fala a grandes distâncias - mas sem gritar ...
Faz bem  -  sem se fazer notado ...
Rasga caminhos novos - sem esmagar ninguém ...
Abre largos espaços - sem arrombar portas ...
Entra no coração humano dos outros  - sem saber como e sem nada fazer por isso...
Assim é, e assim age o homem verdadeiramente grande ...

O senhor Eng. Joaquim Murteira Grave era tudo isto emuito mais, e este é o meu humilde contributo "Pra que a Terra não o esqueça".