MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Mensagem de ANO NOVO



Nestes dias de paz, resolvi chamar á realidade porque efectivamente estamos em crise.
Todos os países têm épocas na sua história, em que tudo ou quase dá vontade de rir se não estivessem em causa coisas demasiado sérias, como crises incluindo as de valores, que arredondam em ataques de loucura e faltas de respeito para com o mundo e sobretudo os próximos.


Um dia uma rainha Francesa ao ouvir o povo a manifestar-se de que não tinha pão, disse com ar sério para as damas de companhia; “Se não têm pão comam “brioches” ( bolo tipicamente Francês)…”

Hitler disse: “ O primeiro e essencial quesito para o sucesso, é a violência”.

Mussoline declarou um dia: “ A verdade é que os homens estão fartos da Liberdade”.

Cavaco disse: "Nunca me engano e raramente tenho dúvidas".

Estas barbaridades e muitas mais encontradas na história de todos os países , coincidem com períodos negros que são acompanhados por factos verdadeiramente anormais.

No nosso país acontecem hoje situações que se afastam da racionalidade normal.
Todos os partidos e o presidente da Républica não assumem os seus erros, fazendo de conta, de forma patética, que nada tiveram a ver com a crise, argumentando de forma tão estúpida e patética como Maria Antonieta, quando sugeriu que o povo que não tinha pão, comesse “Brioches”.

A guerra Porto Benfica ( agora que se avizinha mais um clássico) é de um primitivismo atávico, lembra-me a frase de Hitler acima citada que, atribui á violência preponderância na obtenção do sucesso.

A posição dos ANTIS face á História, á arte e á cultura, assim como a prepotência de alguns empresários e algumas figuras, levam-me a pensar que subjacente a estas atitudes há a pequenez do pensamento espúrio de Mussolin, quando afirmou estarem os homens fartos de liberdade.

A propósito, Julgo importante e curioso recordar que Maria Antonieta, Hitler e Mussoline tiveram um fim de merda, quanto a Cavaco deixo á vossa consideração.

Quero também chamar á atenção para o facto de tudo o que escrevi até aqui, fazer parte da crise que começa por ser uma crise de valores, e ao mesmo tempo recordar aos abusadores, que o poder é sempre efémero, e quase sempre enganador.
Todos se lembram que dias antes do 25 de Abril, o Prof. Dr. Marcelo Caetano foi aclamado num estádio de futebol. A propósito, convido os visados a verem com atenção o que se passou nos casos relativamente recentes, das crises do Egipto e da Libia. Num caso e noutro os chefes, Mubarak e Kadafi símbolos do autoritarismo, acreditaram numa força que já não tinham, e pateticamente só ouviam os que lhes diziam “Ámen”, não compreendendo em consequência que tudo estava contra eles e porquê, o mesmo acontecendo ao longo dos anos, com algumas figuras do toureio e algumas empresas.

Para quem abusa do estatuto que tem no mundo dos toiros, é bom lembrar o que vou citar a seguir da autoria de Jorge Luís Borges: "As ditaduras ( o auturitarismo) fomentam a opressão, as ditaduras (auturitarismo) fomentam o servilismo, as ditaduras (auturitarismo) fomentam a crueldade; mas o mais abominável é que fomentam a idiotice."

Não é só com trocas e baldrocas sem ter em conta o real interesse dos aficionados, que as empresas prejudicam a "FESTA" …
Não é só com ir á balda para qualquer corrida que os grupos de Forcados, prejudicam a história da arte de pegar toiros...
Não é só com facciosismos quadrados e estéreis que certa imprensa prejudica a "FESTA"...
Não é só com imitações , ainda que boas, que os toureiros se afirmam...

A Idiotice plana efectivamente sobre alguns comportamentos taurinistas.

Plageando Mussoline digo: Todos os que cegam andando, por caminhos tortos, parecem estar fartos da liberdade de serem quem são”.

Tudo o que disse podia parecer um mero exercício de estilo, se não fosse demasiado sério e também, na minha opinião, importantes motivos de reflexão para a época que se avizinha de 2013…