MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Margarida Comprido


É uma honra para o "sortesdegaiola" poder contar com a colaboração regular da Srª. Dª Margarida Comprido.
Esta Srª, neta do distinto aficionado José Comprido que foi o Melhor amigo de José Mestre Batista, colaborou já com apontamentos e crónicas Taurinas na imprensa regional, e do seu saber e da sua sensibilidade, irão os leitores saborear nas crónicas "PALAVRAS DE AFICIONADA". A nós não nos surpreenderá porque a conhecemos há muitos anos e com ela sempre trocámos impressões, ainda que esta Senhora prime pela discrição.

PALAVRAS DE AFICIONADA


Fui a Olivença para ver touros, mas o que eu gostei mesmo foi de ver a novilhada e claro o novilho que foi indultado. Que investida franca, nobre, que bravura e casta, que suavidade... Boa apresentação e uma pelagem que pessoalmente me agrada.


Foi também em alguns momentos de conversa que questionei até que ponto é difícil julgar e avaliar as lides, porque embora do ponto de vista técnico existam regras, a diferença está na arte e isso só alguns toureiros possuem. E aqui surgem as discussões saudáveis quando apaixonados pela festa dos touros, partilham as suas verdades que são sempre únicas, porque único é o sentir e consequentemente o ver.

Já tinha para mim que a arte do toureio é composta por momentos de criatividade pura e igualmente efémera, mas quando casualmente comecei a tentar fotografar esses momentos, a plenitude chegou-me à alma.
Foto - Marg Comprido

Esta maratona tauromáquica foi rica em muitos aspectos, alguns inesperados e difíceis que deixaram claro o quanto é importante preocuparmo-nos com os outros, mesmo quando eles são desconhecidos e isso marca a diferença... Como diria a Minha Avó Vergelina “Vimos ao mundo com duas missões: uma é ajudar o próximo, a outra é viver intensamente tudo o que nos acontece na vida”.

Foi isso que me aconteceu, de repente, tão longe, senti-me em casa: ao ver a exposição de pintura tauromáquica, ao partilhar as refeições em piquenique e até quando senti a “fiesta”.

Se realmente nem tudo o que parece é, tive oportunidade de fazer renascer a imagem que tinha em criança sobre a tauromaquia, onde a essência era a partilha e o encontro entre amigos.

Hoje sei que o mundo dos touros não é apenas o que descrevi, existem aspectos bastante negativos, mas o que quero guardar é o bom.

Termino com a minha verdade, que aquele novilho “personifica” que é possível encontrar dentro da unicidade de cada um de nós a frontalidade, a nobreza, o carácter, a verdade e a suavidade, na nossa relação com os outros e o nosso maior “poder” é podermos escolher ser assim.

Apesar das colhidas da vida acredito que vale sempre a pena.