MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Ontem em BEJA


Triunfo de João Moura Caetano, estreia auspiciosa de Manolo Manzanares e Bastinhas no seu 2º toiro mostrou o que é ser toureiro...



Mesmo com um frio Invernal a praça apresentava uma moldura humana que rondaria a meia lotação.

Os toiros de "CUNHAL PATRICIO" saíram bem apresentados, e deram bom jogo - com excessão do 2º e do 4º que puseram problemas -, mas sem a excessiva facilidade dos Murubes.



Joaquim Bastinhas

No primeiro toiro recreou-se á Bastinhas, com sortes bem desenhadas e com uma lide alegre que terminou com um bom pae a duas mãos.
No segundo toiro que era tardo e carregava forte no momento do ferro e por trás, esteve superior, dando-lhe a lide correcta e estando sempre por cima desse que lhe coube em sorte. É nestes momentos que se vêem os toureiros...

João Moura Caetano

Ao primeiro toiro que era tardo e investia por alto, deu-lhe a lide perfeita, deixando-se ver e dando a primazia ao hastado. No segundo que lhe coube em sorte, deu sempre todas as vantagens ao toiro, templou a investida e o momento do ferro, acrescentou emoção á lide, toureou devagar e toureou na distância correcta. Estes conceitos fazem a diferença, entre uma lide correcta e uma lide de verdade em que todos estes principios base do toureio, marcam a diferença entre o bom e o verdadeiramente extraordinário que faz com que da corrida fiquem para memória futura alguns dos seus ferros.

Manolo Manzanares

Poucos Espanhois tiveram uma estreia tão auspiciosa no nosso País como ele, e estou-me a lembrar de Vidrié e do próprio Pablo (seu mestre).
A sua escola salta á vista que é Hermosista, que nesta fase só varia num pouco menos de compromisso e um pouco mais de velocidade. Pelo que mostrou é toureiro para agradar em Portugal, e fica bem em qualquer cartel...

O Grp de Beja - Boas pegas e uma um destaque para Almodovar, que pegou á 1ª tentativa o toiro grande que abriu praça, despedindo-se depois com enorme dignidade.
Em nome do "sortesdegaiola" o muito obrigado por aquilo que Almodovar fez pela "FESTA":