MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Parabéns atrasados para Rui Bento, mas não menos sentidos...



Só ontem ao fim do dia nos apercebemos que foi num dia 25 de junho que o maestro Rui Bento Vásquez tomou a alternativa em Badajoz. Recebeu-a numa tarde de triunfo na Monumental de Badajoz, apadrinhado por José Maria Manzanares, com o testemunho de Paco Ojeda, frente a toiros de Marquês de Albayda - um cartelazo, confirmando depois a alternativa em Madrid a 14 de Julho de 1992.
Eu conheci o Rui Bento, depois de uma actuação sua ainda como aspirante a novilheiro em Vila Franca, e logo aí nasceu uma amizade. Dois dias depois encontrei-o e almoçámos juntos. Daí em diante segui a sua evolução por França e Espanha, nutrindo sempre pelo toureiro a admiração e o respeito, que caracterizaram a sua maneira de estar no mundo do toiro.
Anos mais tarde, já como gerente taurino da Soc. Campo Pequeno, algumas vezes não estivemos de acordo, o que nunca beliscou as nossas relações pessoais, e aquilo que nos dividiu foram sempre  a defesa intransigente de pontos de vista, que não teriam o mesmo impacto se não se confrontassem duas personalidades fortes que se entregam por inteiro na defesa daquilo em que acreditam.
Na passada temporada encontrámo-nos na Póvoa do Varzim, e pela palavras do diálogo que ocorreu sem sofismas, desfizemos mal entendidos.
Hoje, compreendo melhor algumas das suas posições, e louvo acima de tudo a sua frontalidade, o desprezo com que convive com invejocas, a humildade sem servilismos, o seu taurinismo ( apoderamentos e concurso a Las Ventas ) e sobretudo a forma como verticalmente não cede a pressões ou mesmo arremedos de chantagens, quando em defesa da Empresa que representa, e bem ...

Felicitá-lo nesta data, quanto mais não fosse, era um imperativo para quem como eu tem em respeito os toureiros.

Um abraço de parabéns, Rui...

João Cortesão