MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sábado, 20 de julho de 2013

Crónica de èvora...



Com meia casa, saiu à arena de Évora um curro de toiros da ganaderia de Murteira Grave muito bem apresentado, mas  complicado.





João Ribeiro Telles - Foi esperar o seu 1º toiro toiro á porta dos curros, e teve uma lide correcta a um toiro sonso. Terminou a lide com um excelente ferro exigido pelo público quando João já estava decidido a terminar a sua 1ª lide. No seu 2º, um toiro muito sério, foi violentamente colhido no 1º ferro comprido. Deu a volta ao toiro com muita classe e teve uma extraordinária série de curtos bastante emotivos.

Francisco Palha - Esteve em bom plano nos compridos frente ao seu 1º toiro. Um toiro que pouco quis colaborar. Nos curtos consentiu demasiados toques na sua montada, um dos quais lhe valeu uma queda. Actuação muito pouco luzida. No seu 2º esteve regular nos compridos frente a mais um complicado toiro que desde cedo procurou refugiar-se em tábuas. Mudou de montada e arriscou bastante, colocando 3 ferros curtos em terrenos de muito compromisso onde se adivinhava que poderia não haver saída para o cavalo mas em todos estes 3 ferros rematou as sortes por dentro como mandam as regras. Mudou de montada novamente e a sua lide veio a menos. Passagem infeliz de Francisco Palha por Évora.

João Salgueiro da Costa - Teve uma desastrosa lide frente ao seu 1º toiro. Abusou da velocidade e das passagens em falso, denotando bastante dificuldade em dominar o cavalo que elegeu para a ferragem curta. Na sua 2ª lide tudo foi diferente. Dois ferros compridos de praça a praça, de frente com emoção. Nos curtos continuou com o mesmo registo, e rubricou uma boa série de ferros curtos com o toiro quase encostado as tábuas, obrigando-o a investir e rematando todas as sortes por dentro.

FORCADOS :

O Grupo de Forcados Amadores de Santarém teve uma enorme noite em Santarém. António Grave de Jesus pegou o 1º toiro á 1ª tentativa numa pega muito correcta, com uma boa 1ª ajuda do seu primo Miguel Navalhinhas, forcado retirado que se fardou pela homenagem ao seu avô. O 2º toiro foi pegado por João Brito numa pega extraordinária, onde teve que ir buscar o toiro aos seus terrenos e fechou-se para ficar e teve uma brilhante 1ª ajuda de Nelson Ramalho. Para o último do GFAS saltou à praça João Torres Vaz Freire para fazer mais uma boa pega à 1ª tentativa com todo o grupo a ajudar de forma exemplar.

O Grupo de Évora teve pior sorte. Ricardo Sousa não entendeu bem o toiro e consumou à 3ª tentativa. João Pedro Oliveira fez a pega da noite, um pegão duríssimo à 1ª tentativa. O último da noite foi pegado por José Miguel Martins já com o grupo em cima à 3ª tentativa.

Todos os cavaleiros e forcados brindaram lides e pegas a Dª Maria Teresa Grave e ao Céu.

Foi prestada no intervalo uma bonita homenagem ao Eng. Joaquim Murteira Grave nas palavras de Dr. Pedro Balé e descerrada uma placa para perpeptuar a homenagem com a presença de toda a família Grave na arena.