MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Geografia de Vinhais....


VINHAIS é freguesia e sede de concelho, pertence ao distrito de Bragança, Região Norte e sub-região do Alto Trás-os-Montes. A freguesia de Vinhais estende-se por uma área de 33,76km2 distribuída pelas povoações de Vinhais, Rio de Fornos, Moas, Romariz e Ermida, com 2 382 habitantes (2001).

É sede de um município com uma área de 694,68km2 e 10 646 habitantes (2001), subdividido em 35 freguesias. O concelho é limitado a norte e oeste pela Espanha, a este pelo concelho de Bragança, a sul pelos concelhos de Macedo de Cavaleiros e Mirandela e a oeste pelos concelhos de Valpaços e Chaves.

Caracterização Física

Este território está integrado no Maciço Hespérico, formação antiga profundamente metamorfizada e entrosada por rochas plutónicas. Com relevo acentuado, percorrida pelas correntes do Tuela e do Rabaçal, que se precipitam no Tua e este no Douro.

As formações geológicas e a sua evolução condicionaram o perfil morfológico fortemente orientado pela fluência da rede hidrográfica, cujas linhas principais, subsidiárias do Douro, se apresentam genericamente orientadas de Norte a Sul.

A rede hidrográfica determina um perfil fisiográfico donde ressaltam as proeminências orográficas da serra da Coroa e distinguem-se as bacias constituídas pelos rios Tuela e Rabaçal, de vales profundos e escarpados.

O território situa-se praticamente entre os 400 e os 1000 metros. Abaixo dos 400 m de altitude encontram-se apenas os talvegues dos rios Rabaçal e Tuela, nos troços inferiores dos respectivos cursos e acima dos 1000 m, a Serra da Coroa.

Os rios são elementos estruturantes da paisagem, condicionam as actividades humanas, asseguram recursos, acrescentam diversidade e ritmo à rígida monotonia das formas esculpidas neste solo antigo.

É uma região marcada por prados permanentes (lameiros), grandes extensões de carvalho negral, soutos de castanheiros e searas de trigo e essencialmente centeio.

As condições peculiares do solo e do clima, associadas a uma sábia ocupação humana, conduziram a uma paisagem extremamente rica e diversificada





A corrida "sortesdegaiola está á Porta...