MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 25 de julho de 2013



Já so faltam 15 dias para a corrida "sortesdegaiola"...

Em boa hora escolhemos Vinhais...

A HISTÓRIA

As origens da vila de Vinhais têm levantado muitas interrogações. É certo que a sua ocupação humana data de tempos ancestrais, como o comprovam os diversos vestígios arqueológicos existentes no seu termo, destacando-se o castro da Ciradelha, povoado proto-histórico, fortificado de grandes dimensões.


Com datação anterior à Idade do Ferro o povoado do Castrilhão, localiza-se no termo de Rio de Fornos. Aqui foram encontradas, durante escavações arqueológicas, pontas de setas talhadas em xisto e quartzo com datação anterior ao calcolítico.

A partir do século I / II d.C., estes povoados fortificados foram perdendo a sua importância. A necessidade de terrenos mais férteis fez com que as populações se deslocassem do cimo dos montes para os vales onde havia melhores terrenos agrícolas.

Numa zona próxima da igreja de São Facundo foram encontrados vários objectos da época romana: tegulae, peso de tear e cerâmica de uso quotidiano.

Da passagem desses povos restaram-nos alguns vestígios: um tesouro monetário na Vidueira, a cerca de 1,5km para Norte de Vinhais, um marco miliário romano agora desaparecido e a passagem por estas terras da Via Romana XVII, nas imediações da Vila de Vinhais, Via essa que ligava dois importantes conventus juridicus: Bracaraugusta (Braga) a Asturica (Astorga em Espanha), nesta mesma via, foi encontrado um outro marco miliário encontrado no termo de Soeira, depositado no Museu Abade de Baçal.


O topónimo – Vinhais, - no dizer de alguns historiadores deve provir de data já muito antiga. E, a propósito, escreveu algures, o Abade de Miragaia: «Desde tempos muito remotos a produção principal desta freguesia e deste concelho era o vinho, como está dizendo o seu nome – Vinhais, - terra de vinhas e vinhedos…» E, na verdade é a este saboroso e apreciado liquido, tão abundante em séculos passados, principalmente entre os rios Tuela e Rabaçal, que se deve, a nosso ver, a origem do vocábulo, que na opinião de alguém com autoridade não é termo moderno, apesar da sua forma não lhe fixar época; depois de se ter aplicado já em substituição do primitivo (briga) , ao local por natureza forte e por certo mais fortalecido do antigo castelo de Vinhais, que ficava a bastantes quilómetros ao Sul da actual vila de Vinhais, (entre os lugares de Nuzedo de Baixo e Vale de Janeiro?),designando por certo, já antes da Nacionalidade, - de modo que o topónimo poderá até ascender ao latim - «viviales» - embora para sua confirmação não tenhamos provas.