MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Manzanares merece outra oportunidade

Triunfo de Manuel Manzanares



Quase três quartos de casa.

Os toiros de "Brito Paes" bem apresentados, não tendo saído muito bem, cumpriram e mais teriam mostrado se tivessem sido atacados. Não se refugiaram em tábuas e tiveram saídas alegres, apagando-se depois ao que não terá sido alheio o calor que se fazia sentir...

Manuel Manzanares

Apresentou-se bem a cavalo e com os cavalos primorosamente bem arranjados, sem martingalas ( o que hoje é raro nos nossos cavaleiros).
Cravou os melhores compridos da noite, lidou sem partir demasiado o toiro e apresentou uma quadra variada com soluções para todos os problemas que lhe surgiram.  Mas o que mais gostei, foi da forma com encarou as lides, sem toureio repetitivo do tipo de quem leva o trabalho estudado e programado, vendo-se o improviso de quem pensa no que está a fazer. Os últimos dois ferros no seu 2º toiro, são a prova cabal do que acabo de dizer... A escassos metros do toiro, foi rodando de cara ao inimigo com suavidade, esperando o momento exacto para bater no piton e cravar com emoção.
Q Campo Pequeno e os aficionados esperam por ele. A corrida de Beja não foi por acaso...

João Moura

Está a comemorar os 35 anos de alternativa num momento de grave crise de Cavalos. Por crises de cavalos passaram João Nucio, Mestre Batista duas vezes, António Ribeiro Telles, João Salgueiro e outros, e todos sairam delas. O que de facto é verdade neste momento, é que por muito respeito que nos mereça o maestro Moura, não podemos ignorar que as suas prestações actuais são uma  sombra daquelas que impressionaram o mundo taurino, como ontem uma vez mais observamos. O Cavalo De saída é bom, mas os de bandarilhas estão muito longe do que é exigido ao de Monforte.
Eu acredito e desejo  em melhores dias.. "Quem sabe não esquece..."

Man. Ribeiro Telles Bastos

Esteve bem não atingindo no entanto  o nivel a que nos habituou esta temporada. Arriscou numa sorte de gaiola, esteve quase perfeito com a égua "Rosa", não fosse um toque violento no penultimo ferro curto fruto de um certo facilitismo.
No  2º que ligou esteve correcto, mas talvez um pouco mais de comprometimento com o cavalo com o ferro Rouxinol, tivesse dado outra dimensão ao seu desempenho.
Sinceramente achei de gosto duvidoso no minímo, o detalhe de pôr o tricórnio na cabeça da égua quando esta assentou as mãos no estribo da trincheira....
Honrou o convento, mas podia ter sido melhor...

FORCADOS :

Os Grupos do Ap Moita e de Portalegre, cumpriram mas podia ter sido melhor... Os toiros na generalidade não apresentaram problemas que justificassem tantas tentativas.. Há dias assim...