MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

São Cristóvão


Grande noite para o Grupo de Forcados Amadores de Montemor.




A praça de toiros de São Cristóvão recebeu um curro de Palha imprório para o toureio, de comportamento muito estranho e maldoso. Ora corriam desalmadamente atrás e ao lado dos cavalos, ora se acobardavam e não investiam, e quando investiam adiantavam-se de tal maneira que era muito difícil deixar a ferragem. Os toiros não permitiam o triunfo aos toureiros nem proporcionaram bom espetáculo para o toureio a cavalo.

Ficou no entanto na memória a grande actuação do Grupo de Montemor com 6 pegas duríssimas, em que todo o grupo esteve por cima dos toiros, valentíssimos e bem com os toiros fizeram rijas pegas que de certeza vão ser lembradas por quem as viu.

Pegaram à 1ª João da Câmara, João Braga, Tiago Telles de Carvalho ( respectivamente o 1º, 2º e 3º toiro), e Noel Cardoso ( 5º toiro), Francisco Barreto à 2ª tentativa ( fez duas pegas, pois saiu da cara do toiro na 1ª tentativa quando a pega já estava quase consumada) pegou o 4º toiro. Para o último da noite foi cara António Calça e Pina que não esteve tão bem quanto os seus companheiros, pegando rijamente à 3ª tentativa. Se fosse um concurso de pegas teria sido impossível escolher a melhor entre as cinco primeiras pegas. Todos estiveram muitíssimo bem, mandaram nos toiros e fizeram grandes pegões! Todo o grupo está de parabéns.

Quanto aos cavaleiros, nenhum teve a tarefa facilitada mas ficou bem visível o esforço e valentia de todos para que conseguissem dar a volta aos toiros e agradar o público ( o que nem sempre foi possível ).

Luís Rouxinol - Nunca está mal e desta vez não fugiu à regra. Arrimou-se e fez o que foi possível frente a dois toiros de má índole, destacando-se o palmo com que finalizou a lide do seu 1º toiro e o par de bandarilhas no 2º.

Ana Batista - Esteve correcta no seu 1º, cravando bons ferros curtos a um toiro com xispa. No seu 2º fez o que foi possível frente a um toiro que para nada serviu, apertava, adiantava-se de tal maneira que na maioria das vezes era impossível cravar os ferros. Esteve valente.

Filipe Gonçalves - recebeu bem o seu 1º toiro, que parecia que ia servir. Nos curtos começou por chegar ao público com quiebros que cedo deixaram de resultar pois o toiro de um momento para o outro deixou de querer luta e acobardou-se, deixando de investir. Ainda fez uma pirueta arriscadíssima, numa das bruscas arrancadas de manso do astado, que fez suster a respiração.
No sua última lide, entregou-se de corpo e alma, mas o complicado e pouco colaborante toiro pouco deixou fazer.

A praça registou pouco mais de meia entrada.