MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

A polémica de Estremoz...


Carta a Francisco Cortes





PARA MIM AS PALAVRAS, AMIZADE e JUSTIÇA, não são palavras vãs... 

Meu caro amigo Francisco:

Na vida somos muitas vezes surpreendidos por injustiças tecidas por homens, movidos por interesses ou raivas, ou por pura ignorância, ou ainda por arrogância patética e porque não, por estupidez da boa...

Mal vai um povo quando não protege os seus, e até mesmo os marginaliza no que diz respeito ao seu papel na comunidade, ainda por cima quando a sua acção é de teor artístico, esquecendo que a arte ´faz história e a história é a alma de um povo.  

 Não constares do cartel da reinauguração da Praça de toiros da tua terra onde nasceste como toureiro ( lembro-me desse dia...), e onde o Senhor teu pai ( que dignificou a arte de tourear a cavalo nos 4 continentes...), esse homem que dignificou a FESTA levando aí mesmo, as maiores figuras da época quando foi empresário, é qualquer coisa que não entendo, que não consigo entender...
Quantas vezes toureaste tu e o teu pai, de forma gratuita para fins beneficentes, na praça velha ou em desmontáveis quando o velho tauródromo esteve fechado ??? 
Só podemos deduzir que essas atitudes altruistas não têm peso como não tem peso todo o trabalho movido pela Tertúlia de Estremoz em manter a chama acesa..

É evidente que a empresa que monta o espectáculo não tem culpa desta injustiça. Monta o espectáculo e nada a obriga a ter em conta sentimentalismos alheios á sua fria visão empresarial.. mas já o mesmo não posso dizer da autarquia, que tinha por obrigação defender os artistas da terra, numa politíca de salvaguarda e promoção dos interesses dos artistas locais...

 Meu caro Francisco, aguenta e lembra-te que os politícos mudam, mas a praça não muda de sitio... Se quiseres nesse dia curtir a revolta longe da tua terra, a minha casa está á tua disposição bem como de toda a tua familia.

Um abraço de solidariewdade e profunda amizade do amigo certo

João Cortesão