MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sábado, 25 de janeiro de 2014

AÇORES - 2º dia do forum...



Reportagem de Marco Gomes


Praia da Vitória recebe 1º dia do Fórum





“Os valores da tauromaquia” é o tema aglutinador do Fórum Mundial da Tauromaquia que está a decorrer na Ilha Terceira. O primeiro dia de trabalhos decorreu na bonita cidade de Praia da Vitoria, perante uma moldura humana composta por aficionados, ganaderos, toureiros, forcados e gente anonima que se juntou para assistir ao Fórum.

Primeiro dia de trabalho com abertura oficial pelas entidades locais e palavras de forte caracter por parte de Dr. Arlindo Teles, e o primeiro painel subordinado ao tema “ Os valores ecológicos da Ganadaria Brava”, intervenções de Eduardo Dias, Mauro Dias, Pedro Correia e Paulo Silva, sendo moderador de turno José Parreira. Visão diversificada de vários intervenientes onde o Touro foi rei e as suas influências no ecossistema. Afirmações que ficaram deste painel e que atestam a força da tauromaquia “sou indígena da minha terra e preciso de Touros”, “Sou Terceirense preciso de Touros na minha cultura”, sendo que estas afirmações são feitas por pessoas que nem sequer aficionados são.

O segundo painel foi um estudo muito bem elaborado pelo Fernando Gil Cabrera intitulado “Os valores culturais da criação do Toiro e a sua evolução genética”, sendo que Paco Aguado foi o moderador de serviço.

Já pela tarde a mesa redonda abordou o tema “Os valore integradores da Tauromaquia. Os Toiros na América”. O jornalista espanhol David Plaza fez a apresentação dos palestrantes Latino-Americanos. O jornalista equatoriano fez uma apresentação notável daquele país americano, dizendo que existe uma visão anacrónica do espectáculo taurino e que é necessário” devolver a Festa ao povo”. O escritor colombiano Victor Diusabá apresentou um painel interessante sobre La Santamaria e outras praças, sendo que nas praças de touros de Medelin e Manizales o dinheiro das corridas de touros serve para ajudar os hospitais locais. Juan António de Labra viajou do México para apresentar um trabalho sobre a historia do toureio mexicano.

Para fechar o primeiro dia de trabalhos, projectou-se o filme “O combate e a esperança”, onde o realizador Jaques Boyer fez a introdução e o matador francês Richard Milian e o jornalista francês Vincent Bourg falaram sobre o filme e a luta dos toureiros franceses nos anos setenta. Fez apresentação do painel Alvaro Acevedo.

Com o emblemático Clube de Golfe da cidade de Angra como cenário para um jantar convívio terminou o primeiro dia de trabalhos, onde actuou o grupo “Fado Madrinho”.