MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Crónica - Juventude em Alcáçovas...


Alterações ao cartel de dia 12 em Alcáçovas





Uma tarde para meditar...



Porque se trata de jovens no principio da carreira, não vou especificar os erros e os defeitos que cada um apresentou durante o espectáculo a que assisti, quanto mais não seja, porque efectivamente os novilhos na generalidade não foram fáceis.

Vou apontar as imperfeições de uma forma generalizada, e cada um dos toureiros tirará para si aquilo que pense que lhe é dirigido.

1º - Não se deve ir lidar uma rez com um toureio idealizado em casa. Cada novilho tem a sua lide...

2º - Parar para pensar o que se deve fazer, é fundamental.

3º - A preocupação em escolher os terrenos e as distâncias, deve ser uma constante.

4º - A correção do desenho das sortes tem que ser uma das principais preocupações.

5º - Sortes mais dificeis, ainda que espectaculares, só devem ser apresentadas quando bem dominadas e quando os novilhos o permitem.

6º - A perfeita cravagem dos ferros só resulta, quando o cavaleiro leva a montada dominada, de modo a poder ver com antecedência o sítio exacto onde deve cravar, e nesta fase de aprendizagem devem levar o "ferro feito" o que muito facilita.

7º - Se as coisas não correm como o esperado, só têm que meditar humildemente sobre os erros e seguir em frente..

NOTA - Há muitos profissionais que por vezes se esquecem do que acabo de dizer...
Os toureiros um por um:

Cláudia Almeida

Mostrou uma certa evolução. Com desembaraço cravou a ferragem, mas se diminuir a velocidade valorizará as suas actuações.

Francisco Correia Lopes

Os cavalos não lhe facilitaram a vida. Viu-se vontade e alguns bons ferros...

Francisco Núncio

É um toureiro clássico em embrião. Com mais rodagem terá que ter a preocupação de chegar ao público, o que valorizar os seus desempenhos. Nesta fase toureia para ele, o que se compreende nesta fase da sua evolução.

Bernardo Salvador

Tocou-lhe o pior novilho. Esforçou-se com raça, fez o que podia e a mais não era obrigado...

Joaquim Brito Paes

É dos jovens em quem mais acredito. Penso que neste dia foi traído pelo excesso de confiança que se reflectiu na cravagem irregular. Vai certamente continuar a evoluir...

António Núncio

Tocou-lhe o melhor novilho que ele aproveitou da melhor maneira. Bons ferros e a facilidade em chegar ao público proporcionaram-lhe uma boa actuação, no seguimento do que vi noutras ocasiões...

Novilheiro Sérgio Nunes

Teve alguns bons lances de capote, na muleta conseguiu sobretudo com a esquerda momentos agradáveis, e nas bandarilhas mostrou desembaraço... Está no principio da sua evolução, esperamos para o ver noutra ocasião...

Os Grupos de Montemor e Évora apresentaram os seus mais novos elementos, que cumpriram tanto os forcados de caras como os ajudas. O futuro está assegurado...