MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Crónica da Chamusca...

Bom comportamento dos toiros de "José Dias" ( procedência de Norberto Pedroso) proporcionaram um bom espectáculo.

Feira da Chamusca 2014



A curiosidade era enorme em saber como reagiriam 3 jovens perante toiros de caracteristicas tão peculiares, caracteristicas que se afastam dos encastes que hoje se encontram nas nossas praças.
O mínimo que se pode dizer, é que M. Bastinhas, D. Pinto e Salgueiro da Costa passaram o teste com distinção, apresentando cada um o seu estilo de toureio.

M. BASTINHAS

Duas actuações de grande nivel marcaram a sua passagem pela Chamusca. Com ferros com batida ao piton contrário levou emoção ás bancadas, principalmente quando montado no cavalo (Palomino) com o qual se adornou em piruetas cingidas a seguir ao ferro. Quando este cavalo absorver mais a investida no momento do ferro, melhorará ainda bastante...
De destacar o cavalo novo com o seu ferro, com que bandarilhou a duas mãos o seu 2º toiro de forma irrepreensivel, que muito promete...

DUARTE PINTO

No 1º toiro que era mais reservado que os outros, as coisas não correram bem. O cavalo de saída não colaborou e o cavaleiro não esteve á altura daquilo a que nos habituou.
No 2º toiro tudo foi diferente. Uma actuação de toureio frontal, sem enganos, uma mão na rédea de forma clássica e ferros curtos de grande verdade deram a dimensão do seu toureio que é um toureio difrente.
O último ferro a atacar o toiro em tábuas é de antologia...

JOÃO SALGUEIRO da COSTA

Foi das vezes que mais gostei de o ver. Centrado nas lides, teve momentos brilhantes e ferros extraordinários, principalmente no 2º toiro.
Citou como mandam as regras, atacou e recebeu, chegando ao publico que não lhe regateou aplausos porque se apercebe de um conceito diferente de tourear a cavalo.
Está um toureiro diferente, sério e que vai chegar á alternativa na máxima força.

Os Grupos de Forcados AMADORES e do APOSENTO da Chamusca, tiveram uma tarde tranquila e estivram bem...