MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 15 de julho de 2014

Saber não ocupa lugar - Leia apontamentos da história de S. Fermin..

Não se sabe em que altura começaram a ser feitos encierros. O médico forense pamplonês conhecido como "o historiador do encierro" concordava com a afirmação dos regedores de 1787 que «o espetáculo de correr touros é tão antiga em Pamplona que não se descobre o princípio».
A tradição dos participantes no encierro entoarem três vezes a canção “A San Fermín pedimos...” para pedir a proteção do santo foi iniciada em 1962. A canção é um trecho do hino da La Única a peña sanferminera mais antiga de Pamplona.

As festas começam com a cerimónia do "CHUPINAZO", para mais a menos a meio da semana  se realizar outra cerimónia que consta de uma marcha até ao Ayuntamento a que chamam o "RIAU RIAU" onde cantam uma música própria que postamos em baixo, e termina com a cerimónia de encerramento que também tem música própria que igualmente postamos em baixo.


IMAGENS E CANÇÂO DO ENCERRAMENTO


IMAGENS E CANÇÂO DO "RIAU RIAU"