MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Hervas - Moura Caetano ...


Dar mais vantagens aos toiros é impossivel...


Afinal, o que é tourear?



Qualquer um poderá colocar a questão, após o que se passou em Hervás, onde com duas atuações de génio, João Moura Caetano, viu-se privado dos trofeus máximos no segundo que lidou.

No que lidou em primeiro lugar, Caetano rubricou uma lide muito séria, face a um perigoso Carmen Lorenzo, que se pós bruto com o luso e o obrigou a apresentar a sua carteira profissional de cavaleiro Tauromáquico. Caetano não se intimidou, e se lidou bem nos rojões de castigo, dando distâncias, na ferragem curta andou determinado e com entrega, cortando os dois apêndices.

O que fechou praça, foi uma demonstração do que é tourear a cavalo, só ao alcance dos eleitos e possuidores de um Temperamento, ou, e sobretudo de um, Belmonte.

Cátedra de toureio, foi o que aconteceu em Hervás, e onde injustiçado foi o Caetano (mais uma vez), apenas com uma orelha, e onde o público insistentemente pedia duas, e alguns até o rabo, tal não foi a qualidade da lide e a certeza do rojão de morte.

Marco António Gomes