MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Art. Polémico de J. Cortesão - Coisas positivas da 1ª da Moita....


Muito se tem dito e escrito de negativo da 1ª da Moita. E o positivo ???














Vamos por partes. Afirma-se e bem que corrida não tinha gente, o que é um facto indesmentível, mas será que com outro cartel, num dia de chuva ( choveu quase toda a tarde, choveu antes da corrida e no decorrer da mesma), será que alguém esperava casa cheia ??? Coragem teve a empresa por levar a corrida para a frente.... já vi adiar corridas por bem menos...
Eu não sou apreciador deste modelo de um cavaleiro e dois matadores, mas já várias empresas o utilizaram com mais ou menos êxito.
Também não posso concordar que se desrespeite artistas e empresários, e por isso aqui estou a solidarizar-me com a empresa e com os toureiros, porque pese embora a amizade que me une o J. P. Bolota, a primeira critíca deste blogue foi para ele...

Quanto aos toiros nada há a apontar. Dois toiros sérios de "ERNESTO de CASTRO" e quatro serios da "TORRE de ONOFRE", um deles com 560 Kilos.

Duarte Pinto

No 1º toiro lidou e cravou ao seu melhor nível e no 2º não atingiu o mesmo nivel mas cravou dois ferros de grande valor a um toiro dificil.

Parrita

Esteve dignamente com garra e entrega. Já vi bem pior a grandes figuras nesta praça, que não levaram gente e que foram pagos a peso de oiro, para tourear novilhos de 3 anos, alguns trocados á hora do sorteio.

João Augusto Moura

Lutou contra a falta de qualidade dos que lhe tocaram em sorte e mesmo assim conseguiu momentos de inspiração, a provar aquilo que dele esperam muitos aficionados.

Forcados - O grupo de Coruche pegou o 1º toiro á 2ª, e no 2º toiro ( bruto e dificil) resolveu o problema com galhardia.

Depois deste resumo, que muitos ignoraram ou resumiram resumidamente dando só expressão ao negativo, apetece-me usar um chavão que detesto e já cheira mal, que é : "Os maiores inimigos da FESTA estão dentro dela".
A empresa montou a corrida e foi com ela para a frente contra ventos e marés, mas não mandou chover nem teve gosto em perder dinheiro...