MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Crónica de Vila Franca - A confirmação de Duarte Pinto...

Tal como eu previa, foi mesmo uma corrida para aficionados á antiga...


















A praça estava composta de público, mesmo com o tempo a ameaçar chuva. Os toiros de "Vitorino Martin", embora de apresentação regular, puseram problemas aos cavaleiros e forcados, sobretudo o que saiu em 1º lugar, e os de "Pinto Barreiros" tiveram comportamento excelente destacando-se o 4º da ordem, que mereceu volta ao ruedo e chamada do ganadero á praça.

ANTÒNIO RIBEIRO TELLES

Embora tenha sido no toiro "Pinto Barreiros" ( o melhor da corrida) que obteve um êxito gordo, foi no de "Vitorino" que mais saboreei a sua maestria. Este toiro foi mudando de querença ao longo da lide e tinha arrancadas perigosas, mas teve por diante quem fosse lendo o seu comportamento, acabando por lhe dar a volta. Não compreendi a razão porque não foi concedida música ao cavaleiro da Torrinha, e igualmente lhe fosse negada a volta á praça, mas como é evidente o sr. director de corrida não teve o mesmo entendimento do desempenho de Ant. R. Telles, quanto eu.
Ficaram para recordar o último ferro comprido e o penúltimo curto no 4ª toiro da Ordem.

VITOR RIBEIRO

Não esteve nos dias dele.
Ao toiro de "Vitorino" deu uma lide correcta mas vulgar, e no de "Pinto Barreiros" nunca encontrou o sitío correcto e muito menos a distância, possivelmente por estar afectado pela lesão do cavalo de bandarilhas que sacou no 1º toiro que lidou.

DUARTE PINTO

Teve um enorme êxito nos dois toiros que toureou. No toiro que lhe tocou da ganadaria de "Vitorino Martin" (o mais fácil dos "Vitorinos") impôs o seu toureio entrando recto depois de citar a passo caminhando para o toiro, desenhando a sorte de forma clássica e rematando cada ferro como mandam as regras.
No toiro de "S. Torcato" que substituiu o de "Pinto Barreiros" que saiu inferiorizado e foi substituido, abriu o compendio de bem tourerar com emoção e classicismo. Os compridos foram de boa execução. e nos curtos mostrou a face de quem sabe. O toiro atravessou-se no primeiro curto, e a partir daí, Duarte Pinto começou a desenhar as sortes com ligeira batida, não mais sendo tocado e conseguindo uma série de curtos de enorme valor.
Depois desta corrida, apetece-me dizer : "O que faltará a este cavaleiro para que as empresas lhe dêem a atenção que merece ? "....

FORCADOS : O grupo de Vila Franca brilhou como é seu timbre na sua Terra. a despedida do Forcado  Destaque maior para as pegas do cabo Ricardo Castelo e para António Faria que dia a dia se afirma. A figura da Forcadagem de Vila Franca João Pedro Bento, que foi um 1ª ajuda de eleição, pegou um toiro na sua despedida, e teve a prova provada do respeito e da admiração dos companheiros e do público.

O Bandarilheiro Ernesto Manuel cortou a coleta nesta Corrida. Dele me ocuparei amanhã "P'ra que a terra não esqueça"...