MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

P'ra que a terra não esqueça - Ernesto Manuel...



Fui sou e serei amigo do Ernesto Manuel

Conheci-o quando era novilheiro mas foi quando se tornou bandarilheiro que nos tornámos amigos. Convidei-o para sair com vários toureiros que apoderei, e com ele fiz umas dezenas de milhares de kilometros por Portugal, Espanha e França, o que me permitiu conhecê-lo bem e solidificar uma boa amizade.
Da sua lealdade para com os toureiros com quem saíu, sou garante, bem como da nobreza no que diz respeito á amizade.
Falar hoje de toiros com o Ernesto, é viver a história das estórias vividas acima de tudo com António Ribeiro Telles e com mestre David na Torrinha, onde o Ernesto enquistou na realidade da formação duma gente de rara inspiração católica, nobreza de trato e valores socializantes.

A vida para o Ernesto nem sempre foi fácil, e no momento mais duro, reagiu com a raça e grandeza que a fé lhe emprestou.

Nunca esquecerei o carinho que este amigo dispensou aos meus filhos na minha quintarola em Benavente nos seus primeiros anos de vida.

Embora a sua vida de toureiro tenha sido na sua maior parte preenchida ao serviço de cavaleiros, nas conversas que tivemos notava-se uma leve frustração sem recalques do que gostava de ter sido e não foi.

Por vezes ligava-lhe e ligarei a saber como tinha corrido determinada corrida a que não pude assistir, e a sua opinião era coincidente com outras que também ouvi-a, descontando o IVA, e não mais que isso, no que dizia respeito aos seus toureiros. 
   
O meu amigo Ernesto Manuel, passou pelo mundo do toiro com toda a dignidade, e é por isso que escrevi o que escrevi "P'RA QUE A TERRA NÂO ESQUEÇA"...