MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Francisco Seabra - A vida foi-lhe madrasta...



Só conhecia o Francisco de vista, suponho que nunca falei com ele, mas dado o sentimento com que tantos amigos comuns - jovens de qualidade - se referiram ao seu passamento, é fácil perceber que se tratava igualmente de um homem de qualidade ( passaros da mesma pena voam juntos..).

Quando tive conhecimento da noticia não me foi possivel divulgá-la, por ter uma avaria no computador, mas foi com mágoa que senti a perda de uma vida jovem ligado intimamente ao mundo do toiro e ´do cavalo.

A modalidade em que o Francisci perdeu a vida tem riscos enormes. Quem nunca assistiu a uma dessas provas, não pode imaginar a valentia que é preciso para enfrentar aqueles obstáculos.
O Curso Completo de Equitação (C.C.E.), é uma competição combinada que requer do cavaleiro experiência em todos os ramos da equitação. Exige velocidade e polivalência, tanto do cavalo como do cavaleiro.

A combinação do Ensino, Raide e Salto de obstáculos, éo resultado de um esforço de uma equipa de dois atletas, que têm sem dúvida uma grande confiança um no outro.
O ponto alto de todo o concurso é o segundo teste, a fase do endurance, que desafia a velocidade, resistência e abilidade em saltos do cavalo, mas também a coragem e o conhecimento do cavaleiro, e foi nesta fase que se deu a tragédia.

O Francisco preparava-se para os jogos OLIMPICOS.
 De acordo com a Carta Olímpica, «o Olimpismo é uma filosofia de vida que exalta e combina de forma equilibrada as qualidades do corpo, da vontade e do espírito. Aliando o desporto à cultura e educação, o Olimpismo é criador de um estilo de vida fundado no prazer do esforço, no valor educativo do bom exemplo e no respeito pelos princípios éticos fundamentais universais.». Por este conceito chegamos fácilmente áquilo que o Francisco representava.

Uma das únicas coisas que nós temos certeza na vida, é a morte. Porém, mesmo assim continuamos sofrendo a cada perda que sofremos, e eu imagino a dor de familiares e amigos do Francisco...

O que vou dizer é pouco ou quase nada, mas serve para pensar. Valha-nos o facto de que o Francisco morreu a fazer o que gostava, não morreu lentamente, como quem não viaja, quem não se realiza, quem não tem amigos, quem não encontra graça e vida em si mesmo...