MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Crónica de Vila Franca...



Grandes actuações de Luís Rouxinol e Duarte Pinto nos seus primeiros toiros....
Ricardo Castelo com o Troféu João Vilaverde
Um curro bem apresentado e um cartel com interesse, não chegaram para levar gente à Palha Blanco, além de meia casita.

LUÍS ROUXINOL

No seu primeiro toiro, teve uma actuação como não lhe via há muito tempo. Se nos compridos esteve bem, nos curtos atingiu nota altissima. A escolha correcta dos terrenos e da distância, e o repouso com que lidou deram uma dimensão de classe ao seu desempenho.
Uma actuação para recordar...
Frente ao 2º toio que lhe coube, se nos compridos esteve bem, nos curtos não parecia o mesmo toureiro da 1ª parte da corrida, prejudicado pelo primeiro cavalo que sacou neste tércio, que eu não conhecia, e que me pareceu demasiado verde para o que lhe foi exigido por um toiro que se atravessava.

DUARTE PINTO

Quem gosta do bom toureio á Portuguesa, assistiu a um excelente recital desse toureio, dado pelo cavaleiro de Paço de Arcos, que respeitou todos os cânones da arte Marialva. 
Cites de praça a praça com reunião ao estribo no meio da arena, pautaram a lide deste toiro. Se juntarmos ao que acabei de dizer o facto de durante a lide nunca o cavaleiro ter ido com as duas mãos às rédeas, temos a actuação de Duarte Pinto com categoria.

No segundo toiro que lidou e que era manso perigoso, o cavaleiro esteve generoso pouco pode fazer pese embora achar que podia ter pedido à quadrilha para lhe tentar mais uma vez colocar o toiro no meio e passar colocando o ferro à meia volta ou entre tabuas, um recurso antigo mas que os mais jovens devem ter presente. De realçar a atitude de humildade ao baixar os braços e dizer que nada mais podia fazer tendo uma grande parte da aficion de Vila Franca compreendido o toureiro.

Forcados :

O Grupo de Vila Franca ganhou merecidamente o prémio para o melhor Grupo em Praça. Se os caras, Pedro Castelo, Ricardo Patusco e Rui Godinho estiveram bem, o destaque maior vai para as ajudas, e estou-me a recordar de um toiro que vinha por baixo ( todos sabem a dificuldade de ajudar um toiro assim), e até nesse toiro estiveram perfeitos.

Grupo Aposento da  Moita - Os forcados da cara cumpriram, as ajudas embora denotassem vontade e valor estiveram deficitárias sobre o aspecto técnico. Destaques para Nuno Inácio e para José Maria Bettencourt, este pela forma serena com que foi várias vezes á cara do toiro, mesmo sabendo que por tás dele as coisas não estavam a funcionar bem.