MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Ó Miguel são coisas do carvalho...

Há uns anos atrás publiquei este artigo a propósito do meu amigo Miguel Alvarenga. Ontem dando volta ao meu arquivo, deparei-me com o que vou transcrever de seguida e pensei: Isto é tão actual hoje que se festeja os 11 milhões de visitantes do seu blogue, como foi naquela altura..


Coisas do Carvalho

Resultado de imagem para miguel alvarenga

Peço o especial favor aos leitores, que não pensem que enveredei pelo estilo Quim Barreiros. Qualquer semelhança entre a forma deste título e a forma do dito cantor pimba, é pura coincidência.
Tenho um amigo de nome Joaquim António da Silva Carvalho, que é um tipo de inteligência e perspicácia raras, além de um sentido de humor imenso. Os amigos comuns quando conversamos na sua ausência, facilmente percebemos quando as piadas citadas são do Carvalho, da mesma maneira que quando os amigos do Lázaro, do Xico Carreira ou do Batata falávamos deles, sabíamos logo quando as frases eram de um ou do outro.
Cada homem de personalidade forte marca um estilo inconfundível.
O meu amigo Carvalho é aficionado á moda do Norte, vê o que vê, lê o que lhe chega e tem dificuldades em entender as guerras dos mentideros, por isso dizia-me há dias: “ Se o negócio dos toiros é pobre ou mesmo mau, se os forcados são amadores, se os toureiros são artistas, se a “Festa” está a ser atacada por poucos mas barulhentos, então porque existem guerras entre toda esta gente quando todos deviam estar unidos e em sintonia, á volta de uma paixão comum?”
Ao exposto acrescentou o Carvalho:  “Os psiquiatras dizem que uma em cada quatro pessoas tem alguma deficiência mental. Olha bem para três tipos com especial protagonismo no mundo da Festa e se eles parecerem normais, o deficiente és tu!”
Fiz a análise sugerida pelo meu amigo e verifiquei que efectivamente sou eu o anormal, porque  vejo as coisas com romantismo e acredito á partida,todos querem o melhor para a Festa.
No meio de tanta confusão mental, falei do meu amigo Miguel Alvarenga e disse-lhe: Eu, se estivesse no lugar do Miguel, depois de não ter tido a solidariedade mínima dos companheiros da imprensa em determinadas lutas, depois de ter sido alvo de todo o tipo de ataques (incluindo sites especiais), depois de enfrentar coações á sua liberdade de imprensa e á do jornal que dirigiu, depois de não ter o apoio devido ao projecto “Farpas” , etc. etc. etc., já há muito tempo que tinha abandonado, limitando-me a ir de quando em quando aos toiros quando me viesse a real gana.
O Miguel tem capacidade para escrever em qualquer jornal sobre múltiplas temáticas e existe como homem, sem precisar de chatices e preocupações com as que por vezes viveu para manter o “Farpas”, e o que é mais curioso é verificar que mesmo os seus adversários conhecem a importância do “Farpas” de norte a sul do País, como o veículo da imprensa mais procurado e mais lido.
Fazer o que ele faz, divulgando as corridas de empresas ou mesmo outros agentes do Mundillo que não o tratam bem, quase roça o masoquismo, demonstrando assim que a sua existência não se resume ao social, mas sim ao mundo que o caracteriza como uma pessoa que existe" .
Acrescentou o Carvalho: Não te esqueças que se o Pensamento Crítico é um pensamento razoável e reflectido, preocupado em ajudar a decidir em que acreditar ou o que fazer, então o Miguel é e será sempre incómodo e pagará por isso, mas ao mesmo tempo temido.

Os recalcados, são mantidos pelo recalque, aparecem sempre de forma deformada, pondo o próprio ego por diante, não têm sexo, nem nome, não escolhem dia, nem hora certa, mas navegam só com o intuito de calcar quem os provoca e destruir quem os incomoda.
Se o Miguel tivesse aberto o Blogue aos leitores, na caixa de comentários do blogue cairia por parte de anónimos puros ou encomendados,  de tudo: o rancor  perante uma opinião desfavorável, a hipocrisia do falso moralista, a comichão do frustrado sexual, a masturbação mental do depravado, o veneno do ressabiado e a maldade do recalcado.
O Miguel é diferente, e faz falta ao mundo dos toiros, ainda que incomode tanto os inimigos como um exame á próstata de uma hora, ou um furúnculo na virilha na fase vermelhão.
Perante tão sábia resposta, pensei cá para comigo:

Isto são mesmo “Coisas do CARVALHO”.