MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Opinião - Há quiebros e quiebros...


Não há dúvidas que os quiebros no toureio a cavalo não são todos iguais...

Resultado de imagem para quiebros a toros

Para mim há dois tipos desta sorte, que em todos os casos é recheada de emoção e valor, mas que se distinguem. Num dos dois principais casos, faz-me lembrar o quiebro dum recortador ( foto de cima), em que o homem se expõe prenho de coragem, para no caso dos cavaleiros, cravarem o ferro ao cruzarem-se com o astado, para depois deixar passar para trás de si o toiro depois do engano, partindo o executante  na direção contrária á que traz o inimigo.

Resultado de imagem para el fandi a quiebro

O outro caso, faz-me lembrar o quiebro de um matador, que tem comparativamente com o caso anteriormente descrito, mais um tempo, que é o tempo da reunião, em que o toureiro tem que chamar a si a investida de modo a lhe dar tempo para cravar, circundando o toiro e acabando por lhe sair na cara e não pela cara...