MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Paulo Caetano - P'ra que a terra não esqueça...

Paulo Caetano, o toureiro, o cavaleiro, o homem e o cidadão


Resultado de imagem para paulo caetano

Normalmente fala-se dos homens que vivem na sua actividade uma paixão na vida, e a ela se dedicam de alma e coração, com o respeito que nos merecem todos aqueles que saem da penumbra do dia a dia.
Falar do mestre Paulo Caetano, é olhar para um universo de interesses, que envolve a equitação toureira e a clássica passando pelos raids, é falar ao mesmo tempo dum criador de eleição de cavalos e toiros, dum expert na  vivência de lavrador empenhado, é reconhecer nele um "businesse man" com provas dadas, é atender ao seu contributo para a cultura com obras publicadas, é admirar a sua participação num registo de cidadania assumida com dignidade e sem complexos, tendo ainda tempo para se manter actualizado com o que se passa em Portugal e no mundo, e ainda de forma lúdica ser apreciador entendido das outras artes que não a taurina, como pintura, música e a arte de Talma.

A tudo isto há que juntar a qualidade humana, que paralelamente ao trato afável, faz com que saiba ser amigo de verdade, amigo incondicional, num mundo onde esse conceito está abastardado, e a que junta o conceito de familia que cada vez é mais importante, num mundo em que a instituição familia é dissolvida por dá cá aquela palha, e perante esse facto, o disfuncionalismo reinante envenena a sociedade.

No fundo da forma de ser de Paulo Caetano, ressalta a arte num trabalho de intelectualização, cuja operação consiste na obra de arte como coisa não só pensada, mas feita, resultando daí a inspiração e espontaneidade, como necessidades orgânicas.

Do meu amigo Paulo Caetano, como homem espero sempre mais e coisa diversa daquilo que já fez, porque tenho a certeza que o seu papel na sociedade está inacabado e é inacabável por ser uma pessoa sempre aberta ao futuro, porque nunca será um homem total e não o será jamais. Por isso só há um modo de pensar o futuro deste homem, concebendo-o como um  processo natural, análogo àquele que respeita aos objectivos a que se propõe, que por natureza têm um alcance ilimitado, e ao qual se junta uma familia com visibilidade na sombra. 

Por ser verdade tudo o que escrevi, aqui fica o meu simples contributo para a a sua história "P'RA QUE A TERRA NÂO ESQUEÇA"...