MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

domingo, 19 de julho de 2015

Crónica da figueira da Foz...

Um bom espectáculo com todos os toureiros ao seu melhor nivel ou quase


Resultado de imagem para antonio ribeiro tellesResultado de imagem para marcos bastinhas


Do curro de "veiga Teixeira", 4 toiros serviram e os outros dois foram mansos e peigosos, principalmente o que saiu em 1º lugar e tocou ao Maestro Joaquim Bastinhas...

JOAQUIM BASTINHAS

É melhor ir  á bruxa, nas últimas corridas a que assisti tocaram-lhe sempre os piores toiros da Corrida, mas se ainda houvesse dúvidas, estas desvaneciam-se com as lides apropriadas que o cavaleiro de Elvas tem dado a cada toiro.
Este toiro da Figueira foi do pior e mais perigoso que vi esta temporada, e o sr. Director de corida percebendo o que acabo de dizer, concedeu e bem, música ao desempenho de Bastinhas.
Efectivamente Joaquim Bastinhas é o que é, porque dá a volta a qualquer toiro.

ANT. RIBEIRO TELLES

Grande lide do maestro da Torrinha. A verdade do classicismo do toureio a cavalo, esteve presente na Figueira. A série de curtos foi notável e nem a colhida aparatosa, manchou o seu desempenho, bem pelo contrário, adornou tudo o que já estava feito e o que veio a a fazer, com raça e valentia.

ANA BATISTA

Tocou-lhe a outra fava, perante a qual desenvolveu um toureio bonito dentro do clássico, que alterou como se impunha com ligeiras batidas no piton, para corrigir aquilo que o toiro se adiantava.
A classe e o saber estar, foram uma constante na sua lide.

MARCOS BASTINHAS

Teve outra das grandes actuações da noite. Os compridos e dois primeiros curtos foram cravados em sortes clássicas, depois cravou ferros com batida de grande emoção, depois um violino arriscado, e terminou com um bom par a duas mãos, tudo isto numa demonstração clara de brilhante reportório, que levou o público ao rubro....

MARCELO MENDES

Tocou-lhe o melhor toiro da noite com o qual montou todo o seu espectáculo. O cavalo "Ùnico" é mesmo único, faz tudo com graça e não deixa ninguém indiferente.
Uma das melhores actuações que vi a este cavaleiro...

Forcados:

Os Grupos de Vila Franca e Ramo Grande pegaram com galhardia um curro que não foi fácil. De salientar que o grupo Açoreano esteve francamente melhor que na vespera na Póvoa, e desta vez com toiros mais dificeis...