MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Guerra P. P. C. - ANGF...

Notícia do FARPAS que com a devida vénia Tancrevemos na integra

O empresário Paulo Pessoa de Carvalho (foto) entrou de facto em rota de colisão com José Fernando Potier, presidente da Direcção da Associação Nacional de Grupos de Forcados. Depois de um primeiro comunicado em que chama"patrões dos forcados" à ANGF, acusando a Direcção de ter criado "injustiças" que "questionam" a sua "lucidez e competência", vem agora neste novo comunicado, em resposta ao da ANGF (que publicámos anteriormente), acusar Potier e a Direcção da Associação de Forcados de ter feito "insinuações tristes" que "não passam de um grito de desespero" e promete dar uma resposta adequada na próxima quinta-feira (amanhã). Cá para mim, estão a desentender-se as comadres e ainda se corre o risco de se descobrirem as verdades. Incómodas, certamente. Façam a fineza de se entender e de o fazerem em sede própria - não na praça pública.
Aqui vai o comunicado de Paulo Pessoa de Carvalho:

Reposta detalhada virá na quinta-feira, que é quando a minha vida o permite; entretanto e apenas para esclarecer uma ou duas coisas, a cronologia feita pelo Sr. Potier não é correcta e será brevemente aclarado esse assunto por quem de direito, e de forma detalhada.
Na corrida do Cartaxo ainda não se tinham queimado as etapas necessárias e estava todo um processo de resolução em andamento para se resolver a situação dos Forcados de Alenquer, esta sexta-feira em Ferrel, o mesmo tinha chegado ao fim e o que tinha sido dito como solução para a situação, deixou de valer e já não servia ....
Nenhum interesse me move mais que a justiça e tudo o que digam, não passa de picardias e defesa para as suas incompetências, mas temos que ter estofo para ouvir este tipo de despautérios, acreditando que mais tarde ou mais cedo as coisas encarreiram e as pessoas se retratam, quero crer.
Quanto à iniciativa da fotografia, como devem calcular ela foi de comum opinião entre o GFAVFX e mim, podem querer agora insinuar o que quiserem, pois o GFAVFX e eu sabemos bem o que se passou e como nos sentimos com toda a situação.
De resto todas as insinuações feitas são tristes, acima de tudo é isso mesmo, tristes, porque não passam de um grito de desespero...
Quanto às minhas responsabilidades institucionais, até talvez devesse ser mais contido, aí até dou a mão à palmatória, mas quando a corda estica tanto, tanto, é difícil calarmo-nos.
Será detalhadamente respondido o comunicado da ANGF por quem tem que o fazer, a mim, não me voltarão a ouvir falar dos Forcados de Alenquer, peço a Deus que não me voltem a ouvir falar de grupo nenhum...
Para concluir, não se deveria a ANGF preocupar mais com as suas actas do que com as dos seus associados apenas???

Atentamente,
Paulo Pessoa de Carvalho

Foto Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com


Polémica: Direcção da ANGF responde a Paulo Pessoa de Carvalho


Tínhamos razão quando há dois aqui escrevemos que o comunicado do empresário Paulo Pessoa de Carvalho (presidente da Associação de Empresários) criticando a atitude da Associação Nacional de Grupos de Forcados ao não ter permitido aos Forcados de Alenquer participarem na corrida do passado dia 7 em Ferrel (Peniche), ia dar polémica. E deu. A Direcção da ANGF acaba de pôr os pontos nos iis com o comunicado/resposta que a seguir publicamos na íntegra e Paulo Pessoa, entretanto, já respondeu também à Associação de Forcados (comunicado que vamos dar à estampa já a seguir). Para já, a posição da ANGF:

Considerando o teor da informação divulgada publicamente pelo Senhor Paulo Pessoa de Carvalho entende a Direcção da ANGF ser necessário prestar os seguintes esclarecimentos:
1. Em Alenquer existia um grupo de forcados, denominado "Grupo de Forcados Amadores do Clube Taurino Alenquerense", que era associado da ANGF.
2. Esse Grupo de Forcados, liderado pelo Senhor Jorge Vicente, entrou em rota de colisão com o Clube que lhe servia de base, o Clube Taurino Alenquerense.
3. Como tal, o Senhor Jorge Vicente fundou o Grupo de Forcados Amadores de Alenquer.
4. O Grupo de Forcados Amadores de Alenquer requereu a sua adesão à ANGF em 2013, que foi discutida em Assembleia-Geral, tendo os Associados votado negativamente a entrada deste Grupo.
5. Em Julho do corrente ano o Grupo de Forcados Amadores do Clube Taurino Alenquerense requereu a sua saída da ANGF, através do envio da acta da Assembleia Geral que estes realizaram em 20 de Abril de 2015.
6. No passado dia 6 de Agosto foi enviada diversa documentação para a ANGF requerendo:
a. Por parte do Grupo de Forcados Amadores de Alenquer e de alegados sócios do CTA a reactivação do Grupo de Forcados Amadores do Clube Taurino Alenquerense e consequente aplicação das regras da ANGF: com vista à participação no espectáculo de Ferrel, organizado pelo empresário Paulo Pessoa de Carvalho.
b. Por parte dos Advogados do Clube Taurino Alenquerense, uma exposição dando conta da prática de ilícitos civis e criminais e solicitando a não reactiva do Grupo de Forcados Amadores do Clube Taurino Alenquerense, reiterando que este havia saído da ANGF.
Como é evidente estamos perante um conflito de interesses entre o Clube Taurino Alequerense e o Grupo de Forcados Amadores de Alenquer.
O que foi solicitado à ANGF, no passado dia 6 de Agosto, foi que tomasse um partido, uma posição, fazendo o papel de juiz, coisa que, como é evidente, não pode nem vai fazer. Compete às partes entenderem-se e resolverem as suas questões nos locais apropriados.
A Direcção da ANGF sempre se mostrou disponível para resolver esta questão se, e apenas se, houvesse acordo e consenso de ambas as partes - entenda-se, o CTA e o GFA  de Alenquer, o que não aconteceu.
Não tendo acontecido, não chamem a ANGF para esta "guerra" que ela não tem nada a ver com a ANGF.
Esta factualidade pode ser facilmente comprovável contactando-se as partes interessadas, entenda- se o CTA e o CFA de Alenquer.
O que é verdadeiramente lamentável é que se procure agora, e em particular o Senhor Paulo Pessoa de Carvalho, que tem responsabilidades institucionais na nossa Tauromaquia, tecer acusações à ANGF, quando esta se limitou a manter a neutralidade que lhe era exigida nesta situação. Esta questão, reitera-se, é entre o CTA e o GFA de Alenquer. Nada tem de que ver com a ANGF.
Não deixa de ser curioso que, mais uma vez, as grandes críticas tecidas à ANGF venham de quem tem interesses financeiros na Festa, e não de Grupos de Forcados Amadores.
A grande questão que deve ser colocada é porque terá o empresário Paulo Pessoa de Carvalho tanta preocupação com o GFA de Alenquer, e porque só a tem agora?
Que tenhamos conhecimento, o empresário Paulo Pessoa de Carvalho não tem raízes em Alenquer, não explora comercialmente uma praça de toiros em Alenquer, nem aí realiza qualquer tipo de evento.
Porque não se preocupou o empresário Paulo Pessoa de Carvalho quando o GFA de Alenquer não actuou no Cartaxo, em 19 de Junho? A que se deve esta súbita preocupação com um Grupo de Forcados que é liderado pelo primo do Senhor Jorge Vicente?
E dizer também que, quanto à questão da imagem que vale mais do que mil palavras, (o brinde do GFA de Vila Franca de Xira ao cabo do GFA de Alenquer), explicar que a mesma se deveu exclusivamente a um acto de simpatia e cordialidade da parte do cabo Ricardo Castelo, a quem o empresário Paulo Pessoa de Carvalho solicitou que fosse feito esse brinde, o qual acabou por acontecer no ultimo toiro da corrida. De facto, essa imagem, devidamente contextualizada, vale mais que mil palavras.
Todas estas questões e situações e que merecem resposta e dariam um bom trabalho de investigação, desde que os  investigadores  não tivessem  interesses  financeiros  junto  dos investigados.
E bom que, de uma vez por todas, os intervenientes da Festa se convençam de uma coisa: a ANGF é uma Associação de Forcados Amadores, criada para defender e promover a figura do Forcado Amador.
Se quiserem uma associação de forcados pagadores terão de fazer outra, porque a ANGF não cede a interesses económicos nem financeiros.