MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Golegã - "Golegões Multugenarius"...


Golegões Multigenarius…


Todos os anos migram para a feira de S. Martinho da Golegã...
Esta especie continua a afirmar-se, mantendo a tradição e não se mescla com Agrobetus...


Resultado de imagem para golegã

Senhores de convicções, vestem-se de traje de campo até aos 50 anos ou mais, e os que não montam a cavalo, optam pelo blusão em pele ou casaco aos quadrados tipo inglês, sem nunca abdicarem das botas de carneira ou de montaria. 
São completamente avessos á comida moderna, escolhendo as grelhadas de carnes Alentejana, Marinhoa, etc. . e procuram ainda nos restaurantes da feira, grão com bacalhau ou comidas de cu alegre como feijão com dobrada ou feijoada á Portuguesa. Saboreiam comidas mais elaboradas ( normalmente caça...) em ninhos de amigos...

São verdadeiramente apaixonados por cavalos dos quais conhecem a genealogia tão bem ou melhor do que a da própria familía.


 Só consomem bebidas tradicionais, vinho, cerveja, abafado e whisky...

Nas casetas e no "bar convivio" entregam-se por vezes, ao cortejamento de senhoras descomprometidas ( solteironas, divorciadas e viúvas) em elegantes  jogos de  acasalamento...



Não faltam um ano, até atingirem os 75...
Ficam sempre nos mesmos ninhos todos os anos, raramente mudam... 
Mesmo os mais novos dos 15 anos em diante, já têm histórias para contar...


Os "Golegões multigenarius" são a verdadeira "ALMA MATER" da feira da Golegã....