MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Os toiros e as putas das castanhas...

Começam as castanhas e acabam-se as corridas...




Lembro-me que antigamente, nas corridas e festivais de Outubro, quando começava a aparecer gente a vender "quentes e boas", o meu querido amigo e bandarilheiro já de proveta idade, António Martins Batata, dizia invariavelmente : " Puta que pariu as castanhas. Está a acabar a temporada".

Este ano o aparecimento das castanhas, coincidiu com uma profunda crise politíca, com o estalar de uma guerra futeboleira ao mais alto nivel e de uma tormenta no Algarve como há muito se não via.
Menos mal que aparecem as divulgações dos prémios e a Golegã para desanuviar este clima depressivo.

Presume-se que a castanha seja oriunda da Ásia Menor, Balcãs e Caucaso, acompanhando a história da civilização ocidental desde há mais de 100 mil anos. 

Os romanos incluíam a castanha nos seus banquetes. Durante a Idade Média, nos mosteiros e abadias, monges e freiras utilizavam frequentemente as castanhas nas suas receitas.
Com o Renascimento, a gastronomia assume novo requinte, com novas fórmulas e confecções. Surge o marron glacé, passando de França para Espanha e daí, com as Invasões Francesas, chega a Portugal.
Há ainda considerar que cientificamente está provado que a castanha, tal como a aveia, as bananas, a alface e a pimenta, combatem o mau humor. Quanto á pimenta descortino razões práticas..., quanto ao resto, para saber qualquer coisa, há que recorrer á ciencia...

A Castanha, tem como aspectos negativos, além do facto do seu aparecimento anunciar o fim da temporada, a casualidade que muitas terem bicho e só nos apercebermos disso depois de as trincar. Temos  também que considerar como negativo o facto das castanhas provocarem gazes, o que levou a que se escrevessem livros sobre esse tema, tais como :  "O codigo das castanhas que dão gases", "As castanhas e os gases descodificados", e segundo boatos mais recentes, um realizador de Hollywood já fez o filme "Dirty harry, e o caso do comedor de castanhas que guardava os gases num frasco", no seu titulo original "Castanhetes, and bad cheiro Harry!"
A propósito e como positivo, sou a informar que, há cientistas que se debruçam sobre "As Castanhas e a produção de gás para abastecimento energetico"

Para terminar, vendo o problema das castanhas pela positiva, afirmo:" ainda bem que não há castanhas durante a época tauromáquica, porque com as praças cheias e incómodas em dia de calor, a inconveniencia dos gazes seria medonha".
Por provocarem gazes e porque anunciam o fim das temporadas, detesto castanhas, Parafraseando o meu amigo Batata: !Puta que pariu as castanhas"...

Joao Cortesão