MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Homenagem ao SENHOR fernando Palha...

Homenagem ao Sr. Fernando Palha

Resultado de imagem para fernando palha


No próximo domingo vai ser homenageado um SENHOR de caracter e um Português de lei

Conheci o SENHOR Fernando Palha há 50 anos quando me comeci a fardar pelo grupo de forcados Académicos de Vila Franca, que nessa época era capitaneado pelo seu irmão Miguel. Mais tarde privei com ele mais intimamente quando fiz os viveiros e searas na Qtª da Foz que ele administrava, por conta da fábrica de tomate onde trabalhei, e aí nessa altura o convivio era diário, e coincidiu com os anos da revolução.

Não é por acaso que precedo sempre seu nome da palavra SENHOR escrita em letras maiusculas.

Nunca o vi rir-se de desdém da sabedoria tola de quem nada sabe para além do horizonte visível, antes porém vi sempre nele a  simplicidade extrema, que dava importância devida a toda a gente.
 Este homem extraordinário foi, um Português á antiga maneira, sábio do campo e da vida, generoso com o seu semelhante independentemente de extractos sociais ou credos, e foi ainda o exemplo de gente decente por natureza.
Fui seu amigo, compartilhei com ele muitas conversas de fino humor da sua parte, e deliciei-me com as histórias coloridas das suas vivências.
Visitei-o mais ou menos um mês antes de falecer, convidou-me para almoçar e como havia missa em sua casa, assisti á missa, e no fim disse-lhe : " os meus pedidos na celebração têem mais valor que os seus, porque não sou como o patrão Fernando sempre a pedir coisas a Deus". Riu-se e respondeu-me : "Se calhar você tem razão..."
Com o seu passamento, já não há quem conte ao povo coisas da antiga Borda d'Água.

Até sempre, Patrão Fernando, até sempre SENHOR Fernando Palha 

João Cortesão

 Nota : Sobre a vida do homenageado, escrevi há uns anos, contra a vontade Do Snhor Fernando Palha, no meu livro "P'RA QUE A TERRA NÂO ESQUEÇA"