MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Crónica de ÈVORA...

Concurso de ganadarias

Ganhou os prémios de apresentação e bravura, a ganadaria Veiga Teixeira, e triunfou Moura Caetano secundado por João Ribeiro Telles jr que este em muito bom nivel...



LUÍS ROUXINOL

No 1º que lidou, fê-lo com a toureria que lhe é reconhecida. O 2º era poco mais que intoureável, atravessava-se pelos dois lados, mas mesmo assim o cavaleiro de Pegões entregou-se por inteiro, tentando inclusivamente bandarilhar a duas mãos, com o intuito de dar qualquer coisa ao público....

J. MOURA CAETANO

O que ontem fez dele o grande triunfador, foram as formas distintas com toureou cada um dos toiros que lhe tocaram.
O 1º toureou-o no seu estilo inconfundivel, citando de largo nos compridos, aguentando, acabando por cravar junto ás tábuas. Nos Curtos cravou com batida, citando mais de longe ou mais perto consoante o toiro exigia, marcando nesta lide a diferença pela forma como o cavalo parou no centro da reunião..
No entanto, foi no 2º que lhe tocou ( com 630 kilos), que se entregou a um toureio clássico, lidando a preceito de forma repousada, citando de frente, e cravando com o cavalo arredondado na sorte.
Resumindo : Um toureiro, dois toureios distintos mas sempre o mesmo brilhantismo.

J. RIBEIRO TELLES jr

Esteve em grande nivel no se estilo próprio de tourear.
Eficaz nos compridos, brilhante na brega e com excelentes ferros curtos com a dificuldade acrescida de fazer a batida em movimento.
Aliado a isto tudo, há que acrescentar uma facilidade especial em chegar ao público.

FORCADOS:

Os Grupos de Montemor e Èvora, resolveram os problemas e foram muitos que se lhe depararam. Destaque para os de Montemor que pegaram os 3 toiros á primeira, e também pela forma coesa e eficaz como ajudaram.