MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Crónica de Vila Franca...

Crónica de Vila Franca por Lara v. Vicente...


Não podia deixar de falar de maneira nenhuma, da homenagem prestada ao Sr. Fernando Palha na Palha Blanco no dia de ontem.
Confesso que tinha grandes espectativas para a corrida por várias razões, primeiro pelo que a Palha Blanco tinha oferecido ao aficionado na feira de Outubro do ano passado em que o aficionado ficou desiludido e insatisfeito de ir à praça, e por isso nesta corrida nada poderia falhar, depois pela emoção da corrida em si e se a homenagem estaria à altura do grande Sr. Fernando Palha, e em seguida a prestação dos amadores das Caldas da Rainha que vinham em substitução dos amadores de Montemor pelo facto de três netos do Sr. Fernando Palha fazerem parte integrante do grupo, e ainda pelo facto de ver os amadores de Vila Franca na sua praça, e por último para ver a emoção de todos cavaleiros que tinham parentesco com o Sr. Fernando Palha!!!!
Desde já em relação à homenagem prestada poderei dizer que foi um momento único e que tenho pela certeza que o Sr. Fernando Palha se encontrava em praça de sorriso rasgado por tudo o que foi feito para si que tanto merecia.
O início da corrida com todos os campinhos em volta da arena, e a família no centro, no momento em que se ouvia uma breve biografia de Fernando Palha foi um momento emocionante, de uma grandeza enorme, bem ao estilo do Sr.Fernando Palha!
Depois no decorrer de toda a corrida os brindes feitos a si e à sua família, a educação e valores presentes pela familia Palha, mostrou que de facto Sr. Fernando Palha fez um papel exemplar como pai, avô, tio....
Em termos de corrida sem dúvida o público ficou satisfeito e depressa os acontecimentos passados foram esquecidos, a empresa de Paulo Pessoa de Carvalho está de parabéns pela tarde de ontem, nada falhou e acima de tudo nada foi esquecido nem mesmo as mães que também elas ontem em praça foram homenageadas por ser dia da mãe e pelo papel exemplar que também elas têm na tauromaquia.
Relativamente a forcados, estão de parabéns sem dúvida os amadores das Caldas da Rainha que vieram com uma vontade e querer enorme e mostraram que, como eu própria já disse anteriormente, o grupo merece mais!
Tiveram uma prestação exemplar, uma humildade, e uma eficácia extrema.
Quanto aos amadores de Vila Franca as coisas não correram tão bem no primeiro toiro que acabaram por pegar à sexta tentativa mas como já tive oportunidade de frisar, nem sempre as coisas correm bem e de facto os amadores de Vila Franca registaram ontem em praça uma elevada humildade que faz deles um grupo de mérito e de glória até mesmo quando as coisas não correm tão bem.
Foi sem dúvida uma grande tarde de toiros, em que nada faltou....
Obrigada Sr. Fernando Palha por tudo que nos deu e acima de tudo por ter permitido que com a sua boa conduta, carácter, amizade e Portuguesismo, nós aficionados tenhamos tanto orgulho na nossa tauromaquia!
Um grande olé para si...
Descanse em paz!!!

Saudações taurinas
Lara Veiga Vicente