MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 30 de maio de 2016

D. Vicente da Camara - P'ra que a terra não...

D. Vicente da Camara - P'ra que a terra não esqueça...

Resultado de imagem para d. vicente da câmara

O SENHOR D. Vicente foi o fado, mas ficará na história pela maneira como transportou o fado dos salões ao povo, e pela beleza das poesias que cantava que transportavam a singeleza do belo intendivel.

Lembro-me da emoção que senti, quando há muitos anos tive o prazer de cantar pela 1ª vez com ele, num celeiro em Azambuja, numa das muitas noites fadistas de beneficência em que o SENHOR D. Vicente participou.
O seu trato fidalgo, não me apequenou, antes pelo contrário, fez-me sentir fadista, porque as palavras que trocou comigo correram com a suavidade da água pura.

Eternizar um fado é de génio, eternizar vários ultrapassa a genialidade e entra no capitulo do misticismo. Para sempre será recordado o Fado Marialva, o fado das Caldas, O fado da Menina das tranças Pretas, e para mim o eleito foi, é e será o fado "Valada do Ribatejo. As suas interpretações dos citados fados são simplesmente inegualáveis...

Ao recordar o Senhor D. Vicente veio-me á ideia um poema celebre de Cesar de Oliveira do qual extrai estes dois versos :

Ser fadista... é o destino que chora
Nascido na mesma hora em que o fadista nasceu

 Este FADISTA, este amigo, que humildemente pretendo homenagear, foi mais do que o muito que para sempre representará no fado, foi um homem de paixões, e se alguém tivesse dúvidas do homem apaixonado, estas desvaneciam-se se tivessem o privilégio de visitar a sua loja de antiguidades, onde cada peça nos era apresentada com paixão pela história, que quase nos transportava á época em que cada uma dessas peças foram moldadas, esculpidas, pintadas ou talhadas.

Senhor D. Vicente, até um dia, e se nos viermos a encontrar , gostaria de voltar a ouvir o fado "Valada do Ribatejo" para saborear de novo, a sua guitarra, o timbre e musicalidade da sua voz que se fundiam nas suas interpretações, nessa clara forma de dar sentimento ás palavras cantadas.  

Morreu um SENHOR Fidalgo, e com este meu escrito quero dar um pequeno contributo "Pra que a terra não o esqueça..."