MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 3 de maio de 2016

Pra quem não conhece "EL PANA"...

EL PANA - Romantismo, valor, humanismo, verdade por 

diante e excentricidade...

Resultado de imagem para el pana

El PANA é um toureiro com uma filosofia de vida humanista e extravagante que pouco ou nada tem que ver com qualquer toureiro do mundo. Disse ele um dia: " Depois de tantos anos de penúria, desditas, dissabores, ingratidões, cornadas e doenças... não tenho rancor no corpo nem na alma. Tudo o que vivi foram lições..."

Rodolfo Rodríguez - o genial EL PANA - toureiro mexicano, com alternativa de matador de toiros há 24 anos, figura controversa, nem sempre benquisto dos empresários, resolveu fazer a sua despedida na Praça Monumental da Cidade do México. Só que a corrida foi um êxito tal que lhe surgiram contratos para Espanha.

EL PANA, é um caso sério em final de carreira.

Retirada da entrevista que EL PANA concedeu à revista "Novo Burladero" que, com a devida vénia, aqui se reproduz uma sua resposta interessantíssima e referente às Escolas de Toureio: "No México não têm resultado. Eu acho que para se ser toureiro, tem que se nascer toureiro. Eu comecei a tourear por fome.Vejam como são as coisas: eu sou da época em que os rapazes queriam ser toureiros para triunfar e comprar uma casa para a mãe; agora têm que vender a casa da mãe para serem toureiros"


Sobre a sua extravagância reproduzimos o seu último brinde na despedida da praça México : 

"Brindo por las damitas, damiselas, princesas, vagas, salinas,zurrapas, suripantas, vulpejas, las de tacón dorado y pico colorado, prostitutas, las putas, las buñis, pues mitigaran mi sed y saciaron mi hambre y me dieron protección y abrigo en sus pechos y en sus muslos y acompañaron mi soledad. 
Que Dios las bendiga por haber amado tanto."