MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Vale a pena ler - "El Erudito"...

Os anti taurinos, ou a vanguarda do progresso



Abílio Ceguinho, um ativista português, membro de um grupo que luta contra a evasão fiscal, invadiu o Estádio do PSV Eindhoven para protestar contra aquilo que ostentava escrito no torso nu: Sim ao sacrifício dos contribuintes. Não à lavagem de dinheiro sujo no futebol; tendo acabado por ser delirantemente aplaudido, a ponto de necessitar da proteção da polícia contra os excessos do entusiasmo popular.
Os cidadãos mobilizados contra a opressão fiscal, organização de que Abílio Ceguinho faz parte, alegam que o ativista foi alvo duma brutal e selvagem ovação por parte de operários envolvidos no jogo .
(publicado a 4 de Junho por Lewis Carroll na conhecida revista de nonsense Alice in Wonderland (Alice no País das Maravilhas)
Talvez por ter sido contemporâneo e condiscípulo do Professor Marcelo concordo com ele naquela convicção sentida de que o comum das pessoas, nós todos, precisa de afetos. E este evento, representativo da mais civilizada tolerância e bem pensantismo dos europeus, servirá de exemplo.
Vamos falar dele com simplicidade, sem graçolas fáceis, com o coração mas mãos, e com uma coisa necessária ao afeto, que é o entendimento daquilo que faz mover o outro, as questões que o outro considera fundamentais, as suas causas de indignação, empenhamento total e, nalguns casos, de coragem abnegação e risco pessoal.
Antes do inglês se ter transformado na língua mundial, e instrumento de um movimento que tem por objetivo unificar a humanidade numa coisa uniforme, cimentada por uma nova religião chamada Ganância, existiam línguas e culturas.
Os povos diferenciavam-se pelas suas línguas que, para serem aprendidas, nos obrigavam a tentar entender ao menos um pouco das respetivas culturas, tradições e maneiras de ser.
E existia um sentimento popular espontâneo de identificação e de pertença a uma cultura local, parte integrante de uma diferença regional, que integrava um todo nacional.
Raízes fundas de uma acumulação de tempo que corria mais devagar e mais próximo da terra onde pais e avós tinham nascido e morrido, e as tradições eram contadas e vividas de boca a orelha, entre pessoas que se conheciam e tinham medrado num caldo unificador de cultura.
Eu sei meus difíceis irmãos taurinos, é inerente á natureza do ser humano que o poder económico-financeiro e militar conduza ao convencimento de que as culturas dominantes constituem o padrão mais avançado, mais correto e mais justo de cada civilização.
Donde decorre uma obrigação virtuosa apagar as culturas atrasadas e bárbaras. Evangelizar os pagãos, destruir os ídolos, vestir os aborígenes tropicais, cobrir de véus as mulheres, e mantê-las ajuizadamente no papel subalterno que o Deus Único (há sempre um Deus Único com severas ordenações de comportamento) lhes destinou.
É tão forte, tão convicto, e tão transparente e evidentemente melhor para os povos bárbaros libertá-los do seu primitivismo, e fazê-los aceder a um estádio superior de civilização. que a quase totalidade dos textos sagrados considera um ato de afeto, ou uma obrigação ética converter os primitivos aos valores modernos e civilizados.
A bem, ou a mal, porque como todos sabemos, os fins superiores das verdades únicas, justificam os meios. E se , eventualmente, pode ocorrer violência, intolerância, ou mesmo fanatismo, isso deve-se apenas á incompreensão dos nativos e ás resistências do seu atraso face ao afeto insistente da verdadeira cultura, que é sempre, e necessariamente, progressista
As culturas superiores e o etnocentrismo criaram o racismo, conduziram fraternalmente ao esclavagismo generalizado, e ao alastrar canceroso dos genocídios. A dedicação abnegada dos Grandes Educadores esteve na origem esclarecida da Inquisição, da Sharia, dos holocaustos das execuções em massa (algumas em praças de touros) e de sucessivas e crudelíssimas purgas e revoluções culturais.
Enquanto novo Deus Ganância teve a dedicação de estudar laboriosamente a guerra química e bacteriológica e de democratizar as bombas de fragmentação com excelentes resultados de custo/benefício.
Tudo - e sempre- em nome dos mais sacrossantos princípios do progresso social e material, da equidade e da justiça que está certa, contra todos os eixos do mal que somos forçados a aniquilar para que o Bem triunfe finalmente.
Dizem-me que morrem milhões de seres humanos, que outros são esmagados e expulsos como leprosos, que se viola e tortura um pouco por toda a parte, que se malbaratam recursos naturais e destroem incessantemente ecossistemas e se provoca a extinção em massa de espécies vivas .Curiosas epidemias têm vindo a proliferar.
Economistas sérios afirmam que menos de 5% da população domina 90% da riqueza mundial e governa através de uma liturgia chamada democracia formal cuja verdade conveniente e arco iris nos é injetada segundo a segundo por canais invasores que essa minoria cinzenta possui e controla.
Louvados sejam os temas fraturantes que nos distraem destas verdades outras e louvado seja o elogio da cegueira, a intolerância, o fanatismo e a hipocrisia
Contra o permanente espezinhar das minorias oprimidas lutemos pela obrigatoriedade legal de instalações sanitárias distintas para estrábicos e para míopes.


El Erudito