MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Angel Peralta - Toda uma figura...

Angel Peralta - Toda uma figura...

Há homens que deviam viver para sempre
 
D. Angel Peralta Pineda foi a pessoa que mais me marcou na minha vida, pela sua matriz de aficionado, de apaixonado do cavalo, de filosofo, de escritor, de rejoneador e de taurino. O seu conceito de amizade é prenho de nobreza, e foi nessa amizade que nos une, alicerçada em centenas de milhares de Kilometros feitos por Espanha, França e Portugal, que me senti  além do "BOJADOR" da vida.

Encontrámo-nos em Lisboa, para assistir juntos á apresentação da sua aluna (Lea Vicens) no Campo Pequeno. 
Durante horas apercebi-me de que com 90 anos não pára de ter projectos e preocupações. Ele é livros, ele é o melhoramento da sua coudelaria e da sua ganadaria brava, ele é a evolução técnica da agricultura, ele é a politíca da Europa e do mundo, ele é a arte comtemporânea, e de tudo fala com propriedade como quando o conheci há já quase quarenta anos
 O seu pensamento não pára e agora que aderiu completamente á internet com um desses aparelhos modernos que está sempre ligado, passeia pelo mundo em velocidade vertiginosa.
A vida, na sua opinião só faz sentido com verdadeiras amizades. esse tipo de amizade que não raras vezes nos pode levar a ser quase inimigo de quem não é amigo do nosso amigo.
Para se ser verdadeiramente amigo, tem que se passar por intolerante quando se fala dos valores do nosso amigo, ou até mesmo faccioso poque a amizade vale mais que a razão
Quanto maior é a amizade, maior é a dor de uma traição de alguém que no fundo nunca passou da espectacularidade do ser só e apenas, amigalhaço ou nem isso.
Estar-mos tão afastados geográficamente hoje em dia, dá-nos o prazer de desfrutar com mais força de encontos esporádicos.
Para mim, um bom amigo como Angel Peralta vale mais que tudo, quanto mais não seja, pelo que com ele aprendo, sempre que nos encontramos. 
D. Angel Peralta é toda uma figura...