MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Crónica do C. Pequeno...





 
 Um bom espectáculo original


Antes de tudo, há que louvar a iniciativa da Soc. do Campo Pequeno, por ter levado a cabo um espectáculo diferente que agradou á grande maioria do público. Este tipo de espectáculo já vai ser emitado em França com Castella e Gipsy Kings em S. Marie de la Mer, o que prova a justeza da aposta de Rui Bento.




No que diz respeito ao "cante jondo" esteve ali naquele dia, "El Cigala" tão só a maior figura desta arte, com interpretações fantásticas, e pena foi que o facto de cantar com aparelhagem sonora tivesse esbatido uma parte do sentimento.


Quanto ao toureio, ninguém minimamente entendido esperaria que Morante coalhasse 4 faenas históricas, porque a arte pura acontece e não é paga ao passe, não sucede regularmente como quem assenta tijolos.
Ficaram-me na retina, meia dúzia de verónicas e uma meia de enorme valor pictórico, um trincheirazo  de antologia, e os últimos naturais da noite, de uma lentidão e enorme profundidade que me fez lembrar o poeta quando disse  a propósito dos chamados toureiros de arte: "de ouro se veste o medo, a muleta templa o valor e o toiro em cada lance, se vai da sombra ao sol...

Uma noite para recordar!!!