MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 18 de julho de 2016

V. N. Milfontes - Crónica....

Triunfo de MOURA CAETANO

No passado sábado teve lugar na bonita localidade de Vila Nova de Milfontes uma corrida onde a receita revertia a favor do Lar de São Luís,  estiveram em praça os cavaleiros Rui Salvador,  Sónia Matias e João Moura Caetano,  as pegas ficaram a cargo dos amadores de Redondo e Beja frente a um curro da Ganadaria Prudêncio.

 
 A corrida começou e no meu entender muito bem com um minuto de silêncio a Vítor Barrio e às vítimas de Nice o que mostra a nossa sensibilidade e humanismo com o que nos rodeia.....

Saiu à praça no primeiro da noite o cavaleiro Rui Salvador que lidou o esse e o quarto toiro da noite,  dois toiros completamente diferentes principalmente em apresentação em que o primeiro apresentava uma altura muito acima do normal,  um toiro muito alto e comprido,  já o segundo de seu lote um toiro de apresentação bonita e enaquadrada ao que normalmente estamos habituados,  mas se em bravura o primeiro não permitiu muito a Rui Salvador que nos cumpridos entregou o que melhor conseguiu, e a mim como aficionada posso dizer que gostei de o ver,  a partir daí achei uma lide sem qualquer emoção. 

O segundo de seu lote era um toiro de boa investida ao capote e um toiro que se colocava muito nos médios,  Rui Salvador tentou de tudo para dar cor e entusiasmo à noite na costa alentejana,  mas na minha opinião foi uma lide sem tempero.

Sónia Matias nos dois toiros que lhe calhou em sorte o primeiro foi o que encheu o olho com Sónia Matias a entrar nos terrenos do toiro e a cravar oa ferros curtos com alma,  e com entrega,  fazendo o público ficar satisfeito e a aplaudir e pedir mais à unica mulher a tourear nessa noite,  o segundo de seu lote foi uma lide dentro da linha da normalidade em que Sónia fez o que lhe competia mas uma lide que nao fica na memória.


No que respeita a João Moura Caetano foi ele o triunfador da noite no seu primeiro toiro.  João toureou e encantou,  colocou ferros de respeito,  técnica e qualidade.
Mostrou a boa fase que atravessa e deixou o público orgulhoso e satisfeito. Uma lide que ficou marcada pela entrega, dedicação, e acima de tudo pelo arriscar e o querer triunfar de João Moura Caetano, e assim foi e triunfou de facto.
No segundo de seu lote João Moura Caetano mostrou a clara diferença entre uma lide e outra, a segunda lide foi uma lide de pouco entusiasmo e emoção por culpa exclusiva d toiro que lhe tocou.

.
No que respeita aos homens das ramagens abriu praça os amadores de Redondo com o forcado Bruno Silva a abrir praça,  quando vi que seria a escolha de Hugo Figueira disse para mim mesma que era uma péssima escolha,  isto porque na minha opinião pessoal Bruno Silva não é forcado da cara e nunca será,  é um ajuda e bom ajuda mas jamais forcado da cara,  prova disso foi o que aconteceu no primeiro toiro nas três tentativas que fez e que não concretizou.
É um forcado que não sabe citar, não sabe recuar e não se consegue fechar,  teve um toiro que não estava para bater pois se estivesse podia ter sido pior,  era um toiro que devido à sua altura precisava de um forcado que se conseguisse dobrar para se fechar e Bruno Silva sempre recebeu o toiro de estaca.  Ao final de três tentativas teve que ser dobrado pelo forcado Rui Grilo, forcado experiente e um dos melhores forcados neste momento dos amadores de Redondo soube resolver com qualidade e eficácia, não com grande técnica pois também já não era possível visto já ser a quarta tentativa.
O segundo que calhou em sorte aos amadores de Redondo foi cara João Calado que pegou à segunda tentativa, mas nesta pega está a prova viva que nem sempre as pegas à primeira tentativa são as melhores,  João Calado foi com almq,  querer,  eficácia e técnica, um forcado jovem mas que deixou claro ao grupo e ao cabo que está ali para grandes desafios e que tem ganas de triunfar.
O último da noite aos amadores de Redondo foi para mim a melhor pega da noite,  foi cara o forcado Renato Cristo que fez a pega da noite,  uma pega com classe,  entrega,  beleza, e muita garra.
Um toiro que assim que sentiu o forcado da cara fugiu ao grupo mas que Renato teve um grande par de braços para o aguentar...
Destaque ainda para Luís Moura que regressa de uma lesão grave mas que estevea rebejar como ninguém,  é bom voltar a tê-lo em praça.
Os amadores de Redondo começaram mal a noite em Vila Nova de Milfontes mas acabaram em chave de ouro.
Aos amadores de Beja a noite começou muito bem com Mauro Lança a ir ao primeiro do lote que calhou em sorte ao grupo,  uma pega com muita beleza,  classe e encanto,  o forcado a saber ser ele a mandar no toiro e a pegar à primeira tentativa de forma exemplar.
O segundo da noite foi cara o forcado Thierry Gonçalves que na minha modesta opinião é um forcadao,  ainda muito jovem mas a paixão que tem a pegar toiros é única e mostra isso mesmo em frente ao toiro,  numa pega bonita e de saber pegou também ele à primeira tentativa uma pega que fez vibrar a noite e que mostra que os amadores de Beja são sem dúvida um grupo de muita qualificar.
A última da noite foi cara o forcado Diogo Morgado e as coisas não correram assim tão bem,  também não podia ser diferente perante um toiro que era mais ordinário que as coisas ordinárias passando a expressão,  um toiro que não se fixava, que não permitia ao forcado da cara se colocar ao toiro,  e quando vinha ao forcado vinha como um comboio levando tudo à frente,  Diogo Morgado tentou tudo o que podia se facto mas não conseguiu e teve que ser dobrado pelo forcado Tiago Graça ao final de três tentativas,  também Tiago Graça tentou tudo por tudo e só à sexta tentativa conseguiu concretizar uma pega dura.
Uma noite que ficou marcada pela entrega da forcadagem e que mostrou que os toiros são mesmo uma carta fechada e que são eles que fazem os forcados.


NOTA : Há que dizer ainda que é inadmissível uma praça onde os bombeiros nem se encontravam em praça e quando digo praça digo mesmo na trincheira,  nem bombeiros nem material,  só depois de eu própria questionar alguém da organização isso foi alterado.
E por último quando se organiza uma corrida tem que se ter noção de muita coisa principalmente do piso da arena e este de sábado estava vergonhoso,  onde buracos no meio da arena existiam que colocava em risco todos os intervenientes assim como os calhaus que existiam no meio da aena e quando falo em calhaus secalhar é um diminutivo perto do que se encontrava lá.
Mais atenção a estas coisas pois não é só colocar bilhetes a 20€ e querer praça cheia. 


Saudações taurinas
Lara VeigaVicente