MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Crónica da 1ª da Moita...

Com os murubes também há emoção desde que se pise determinados terrenos..


Foi uma corrida extraordinária em que os três cavaleiros estiveram ao seu melhor nivel, e pprovaram que pisando determinados terrenos com murubes, levam emoção ás bancadas.

 

Não compreendo porque não se criticam os matadores figuras por só tourearem deterpminadas ganadarias e se criticam os cavaleiros e rejoneadores...
O sol quando nasce é ara todos!!
Acaso seriam possiveis as faenas a que hoje assistimos com Miuras ou Pablos Romeros ?? É evidente que não, como também é evidente que  tourear Murubes a cavalo, com velocidades supersónicas e quarteios abertos á  distância, torna as corridas monótonas, estes toiros tem que se lhes pisar determinados terrenos para provocar a emoção, que não é a mesma coisa que fazer de conta que se pisam esses terrenos...
Estas foram as conclusões que tirei desta corrida..

LUÍS ROUXINOL

Duas actuações excelentes, sobretudo a 2ª com ferros fantásticos a receber quando montado na Viajante. Há que realçar a evolução desta égua que começou de Saída, para no ano seguinte passar para as bandarilhas atacando os toiros, depois para os pares a duas mãos, depois ainda para os ferros em curto com batida, e agora nos ferros a receber.
Grande montada e enorme ginete que a acompanha neste percurso único..

DIEGO VENTURA

Teve a prestação mais brilhante de todas as que desenvolveu no nosso País.
Executou nos dois toiros duas sortes de gaiola perfeitas de valor arte e execução de principio a fim, sobressaindo a concentração dos dois cavalos, submetidos, concentrados mas ao mesmo tempo plenos de iniciativa.
Com o novo cavalo "Añejo" ( mais uma montada nova) parou o toiro de forma nunca vista, dobrando o toiro dando-lhe a espádua e não a garupa como é habitual.
Com o "Sueño, Nazari e Ritz ( como evoliui este cavalo) " fez o possivel e tambem o impossivel em constantes improvisos de genialidade, provando á saciedade que é indiscutivelmente o melhor, como vem sendo há várias épocas...

JOÃO M. CAETANO

Abriu o livro do temple e da emoção sobretudo no 2º toiro. 
Com o " Aramis" cravou 2 ferros de praça a praça corrigindo e mandando na investida do toiro.
Com o Temperamento sucederam-se ferros da maior emoção, parando a montada no momento do ferrop o tempo suficiente para absorver a investida, como se não houvesse mais nada para além desse momento mágico.
Vindo de   uma lesão e ainda combalido, a entrega foi tal que tudo apagou.
Quando se toureia assim, o mundo taurino gira uma volta..

FORCADOS

AP Moita em grande com 5 pegas á 1ª e uma á 2ª.
De destacar a pega do Cabo J. M. Bettencourt que deu ao grupop o xemplo de perfeição técnica e classe...