MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

João Zuquete - Amizade herdada...

 Nada melhor para esbater a saudade do meu amigo Zé Zuquete, que falar com o seu filho João, de cavalos e de tauromaquia




O joão é hoje um excelente profissional de equitação em todas as suas vertentes, mas é acima de tudoum apaixonado da equitação toureira.
É em "Val Cavalos - Fátima, com a sua empresa "Alma equestre" que explora as instalações da Associação Equestre Regional de Fátima. Aí aprofunda em cada dia que passa o que aprendeu com seu pai, com o Eng. João Aleixo, com Nuno Palma, com Paulo Caetano e com Angel Peralta, depois de ter abandonado o toureio em 2001, por não estar de acordo com o caminho que a maioria dos empresários estavam a tomar no que diz respeito ás condições vexatórias impostas nas contratações.
Disse-me : "Saí pelo meu pé e  não verguei a sevil..."




Já montou na sua vida vários cavalos muito bons, dos quais destaca o Calandro (ferro Peralta) quando ainda toureava, que não vendeu a Paco Ojeda porque não quis, o Ditador (ferro Vidrié) e o Monforte (luso-Arabe) que vendeu para México.

Ferro Caniceira em arranjo
Nos últimos anos tem sido dos cavaleiros que mais cavalos vende para o estrangeiro para todas as modalidades hípicas, e para o toureio, e não é por acaso que é ouvido por todos os cavaleiros e rejoneadores.  

Guayabo - Ferro Peralta

Afirmo se dúvidas que o João Zuquete é hoje por hoje, das pessoas com quem aprendo e com quem mais gosto de falar de toiros, toureio, cavalos e equitação, e daqui lhe desejo a melhor sorte para continuar a pôr cavalos distinguidos.

João Cortesão