MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Crónica do REDONDO...

Um bom curro com o ferro "Varela Crujo", bem apresentado,  possibilitou uma excelente tarde de toiros, com a praça apresentando mais de três quartos de casa...



ANT. RIBEIRO TELLES

Duas excelentes actuações marcadas sobretudo por uma série de curtos no seu segundo toiro montado no Alcochete.
De destacar ainda, os compridos cravados no novo cavalo de ferro "Brito Paes". Este cavalo vem enriquecer sobremaneira a quadra do Maestro da Torrinha.
Para terminar, afirmo sem dúvidas, que com António Ribeiro Telles o classicismo plasmou no coliseu do Redondo, no lidar, no desenho das sortes e na postura senhorial dentro da arena.
Ficou hoje provado, que o SENHOR António Ribeiro Telles, com a sua história, e que não anda cá há dois dias, nem caiu neste mundo de páraquedas, nada tem a provar e tem que ser respeitado, aliás como têm que ser respeitados todos os toureiros...

J. MOURA CAETANO

Com duas lides distintas, deu a dimensão do seu toureio e foi o triunfador da corrida. Recebeu o 1º toiro correndo-o para depois cravar de praça a praça no seu estilo peculiar, sendo o 1º ferro verdadeiramente de antologia. Este toiro veio depois a menos, mas por isso o cavaleiro bregou enchendo a cara do toiro de cavalo, para cravar bons ferros um deles de excelencia montado no "CHISPA".
No 2º que lidou bordou o toureio sendo obrigado pelo público a cravar 6 curtos. Recebeu montado no "PIDAL", dobrando-se, e cravou  dois bons compridos com destaque para o segundo em que deu a dimensão da evolução deste cavalo numa sorte emocionante. Depois, bem depois, foi o espectáculo do temperamento no seu melhor. Seis ferros plenos de emoção, temple, e arte preparados com lide repousada ( muitas vezes a passo) e sentida.
Não é possivel tourear melhor no seu estilo inconfundivel, em que o repouso não quita o ritmo e a classe plana no labor.

DUARTE PINTO

Teve nesta tarde, quiçá as suas melhores actuações desta temporada. 
Nos compridos esteve correcto com destaque para o seu desempenho neste  tércio quando montado no "BARÃO". 
Nos curtos, bregou a preceito e cravou ferros de nivel muito acima da média, quando montado na estrela da companhia "VISCONDE - Ferro Ortigão Costa".
Numa época em que práticamente só toureou corridas de postin, a corrida de ontem foi o afirmar que a carreira deste cavaleiro segue em velocidade de cruzeiro...

FORCADOS:

Pegaram os Grupos do Ribatejo, Arronches e Redondo, com destaque para o grupo de Arronches que pegou os seus dois toiros á primeira, de salientar ainda principalmente, a pega de Fábio Mileu deste grupo...