MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

A Festa e Rosa Luxemburgo...

O Exemplo de Rosa Luxemburgo no futuro da prótoiro


"O movimento em detrimento do fim..."


 
Esta frase é de Rosa Luxemburgo, judia – polaca naturalizada alemã, líder politica de esquerda e iminente filósofa e economista.

Esta mulher nasceu a 5 de Março de 1870 e foi assassinada a 15 de Janeiro de 1919, pelos seus inimigos políticos. Rosa Luxemburgo, amada por uns e odiada por outros, deixou á maioria dos que querem ver a sua acção de forma independente, a imagem de todo o negativismo da obstinação.

Ao ler uma vez mais Rosa Luxemburgo, vieram-me á ideia a vida e alguns pensamentos ( como o que titula esta crónica) a propósito das guerrilhas entre agentes ligados ao Mundo do Toiro.

As rivalidades só deviam existir quando sádias.
O tempo de defeso devia ser aproveitado para troca de opiniões sobretudo as que são contra o nosso pensamento - desde que identificadas e sem subjectividades acintosas - numa profusão calma que dilua a obstinação dos pensares, sem nunca perder de vista os inimigos da "Festa".
Naturalmente temos que nos movimentar, levando em linha de conta, opiniões e movimentos pró taurinos durante o defeso, para evitar ficar-mos presos nas correntes das regras instituídas, dos maus hábitos e da incultura taurina. Disse um dia a tal filósofa Rosa Luxemburgo: "Quem não se movimenta, não sente as correntes que o prendem".

Uma coisa é certa, efectivamente a Prótoiro desenvolveu trabalho no ano que findou, embora possa e deva melhorar.
Se assim acontecer ainda bem para a “Festa” que não pode andar ao sabor de ventos e marés.

Termino, convidando todos a esconder desavenças, para não dar trunfos aos ANTIS, porque podemos cair ás mãos dos que nos tentam oprimir.

Para meditar!!!

Bertolt Brecht escreveu este epitáfio a Rosa Luxemburgo:

Aqui jaz Rosa Luxemburgo,

judia da Polônia,

morta por ordem dos opressores.

Oprimidos, enterrai vossas desavenças!