MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Bullfest, parolice dos estrangeirismos...

Bullfest ??? Não lembra ao ...

BULLFEST


Dentro do âmbito da gramática normativa, caso se use um estrangeirismo que possua equivalente vernácula adequada caracteriza-se esse vicio de linguagem como barbarismo, por isso a maioria dos gramáticos  consideram que qualquer estrangeirismo, tenha ele equivalente vernácula ou não. Por fim, outro tipo de estrangeirismo é o idiotismo que se dá quando se traduz literalmente expressão ou construção estrangeira que não faça sentido em nossa língua, em vez de se adoptar tradução livre.

Vem isto a propósito de uma crónica escrita pelo meu amigo J. Luís Figueiredo no "porta dos sustos", indignado e bem com o nome dado a um acontecimento taurino a realizar, em que se pretende divulgar a "FESTA" pela vertente cultural.

A quando das Invasões Francesas ficaram estrangeirismos, que sempre soaram a parolice, como o "madame, o "prendre um verre", etc, etc, etc...
O nosso mundo taurino, é vulgar ser invadido por estrangeirismos Espanhois que advêm da cultura taurina comum. Agora, Inglesar o nome dum acontecimento taurino Português, não lembra ao diabo...

Só falta vir nos cartazes : " 6 bulls para os 3 Horsemans..."

Segundo a organização, "está confirmado: a 18 de Fevereiro de 2017, vai nascer a primeira edição do BullFest, Festival de Cultura Portuguesa, que vai decorrer em Lisboa, no Campo Pequeno".

Efectivamente dar um nome Inglês a um festival de cultura Portuguesa, não lembra ao...