MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Excelente crónica - Mauricio do vale...

Com a devida vénia transcrevemos esta notável crónica de Mauricio do vale..

Resultado de imagem para mauricio do vale

A tauromaquia em nada contribui para a triste realidade da violência juvenil.


Já o tenho dito e escrito muitas vezes: a juventude está a desenvolver-se, em demasiados casos, com perfis de violência. Em Portugal e não só. Não sou diplomado em psicologia nem em ciências próximas e concorrentes.
Tenho confessado reflexões pessoais que apontam no sentido de explicar que a Tauromaquia em nada contribui para essa triste realidade. Na Festa de Toiros, ensinam-se elevados valores humanos, entre outros, a ética e a solidariedade!
Terça e quarta-feiras, vários foram aqueles que deram a cara nas nossas televisões, pondo o dedo, finalmente, na mesma ferida que eu tenho referido há muitos anos! Já não era sem tempo!
Psicólogos, psiquiatras, professores, especialistas no apoio às vítimas e polícias afirmaram, com toda a determinação, que a juventude está a ser contaminada desde os tempos de criança com violência, exemplificando com os conteúdos das televisões, mormente os "desenhos animados" com figuras horrendas que matam e fazem explodir...
Depoimentos muito importantes, que bem deveriam merecer as atenções dos antitaurinos, mormente dos partidos que têm tentado combater a Tauromaquia, sem nada fazer contra os tais conteúdos, esses sim, que constroem personalidades ao abrigo de "lobbies" que dominam comercialmente...
Foram declarações oportunas, na sequência de recentes casos de violência juvenil onde já impera a delinquência. Agora, já pedem que sejam punidos os agressores. E que as desigualdades socioculturais, as exclusões sociais, a crise educacional quanto a valores e padrões, não sirvam para desculpar e desviar a Justiça do seu caminho.
A Tauromaquia cultiva e ensina bons princípios. E educa! É uma escola de virtudes, defendendo a preservação animal, a biodiversidade, a cultura e a liberdade! Não é a Tauromaquia que causa violência e traumas nos jovens, antes pelo contrário!
Que as enérgicas afirmações que nos chegaram através das televisões, em programas de impacto em horário nobre, façam eco. Aliás, a Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) já também o tem afirmado, sem que certos "lobbies" respeitem…

Maurício do Vale