MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Inveja no mundo dos toiros...



A virtude neste mundo é sempre maltratada.


Nunca um invejoso perdoa ao mérito.

A inveja é mais irreconciliável do que o ódio.

Geralmente são os bens que provêm do trabalho a que se juntam por obra do acaso golpes de sorte, que provocam inveja.

São estes pensamentos que sugiro como reflexão, a propósito do mundo dos toiros.

É evidente que a inveja ataca forte na “Festa”, quase sempre vinda das frustrações daqueles que quiseram ser qualquer coisa a que não conseguiram chegar.

Em alguns dos ex forcados o tal sentimento vê-se com facilidade e regularmente com mais força, naqueles que menos foram.

Se a pega é boa atiram-lhe com o argumento de que o toiro não tinha problemas, esquecendo que muitas vezes são os forcados da cara que tiram a maldade aos toiros. Se pelo contrário o grupo tem que ir mais que uma vez á cara do toiro, buscam todos os pormenores para criticar, muitas vezes duramente, não tendo em conta as dificuldades.

No toureio apeado se o toureiro tem possibilidades de quem o ajuda, há logo quem diga que não vai a lado nenhum por isso mesmo, mas se pelo contrário é pobrezinho, essa circunstancia também serve para deitar a baixo, opinando os profetas da desgraça que sem dinheiro não têm hipóteses.

Quanto aos cavaleiros difere um pouco dos casos anteriores, porque tudo funciona também em função dum patético clubismo.

Quem é do Zé diz mal do Manel e do Xico, quem é do Manel diz mal do Xico e do Zé, e assim sucessivamente.

A imprensa não é solidária por invejoca, fazendo tábua rasa dos atropelos á liberdade, sorrindo mesmo quando outros são atingidos.

A propósito de inveja vou citar um excerto de um poema de Tere Penhabe que aconselho vivamente a ler na totalidade.

“A inveja sempre tenta

apagar a luz alheia

é irmã do egocentrismo

parente de gente feia

que não agüenta sorrisos

acha que não é preciso

não há nada em que creia”.

Em função do exposto acaba por ser natural que os invejosos tentem destruir o que não se pode possuir, negar o que não se compreende, e no fundo insultar o que se inveja .