MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Tauromaquia - Crise de carisma ???


CRISE DE FIGURAS CARISMÁTICAS???


 

 
 Resultado de imagem para bastinhas toureiro
Temos de recuar uma décadas para nos recordar-mos de figuras míticas do toureio em Portugal, umas que já desapareceram outros ainda em actividade mas realmente a escassez de figuras míticas existe, e pese embora a afirmação de alguns, poucos são os que estão a criar carisma que os distinga e faça arrastar multidões. Culpa de quem?

Interrogo-me e procuro respostas com alguma lógica ou falta dela para esta crise.

Será culpa do governo, da Troika do FMI , dos empresários ,apoderados, críticos, Ganaderos, dos pais dos toureiros, dos toureiros, das dinastias, do carisma , da intuição....?

No meu modesto entender todos tem uma percentagem de culpa..

Não se podem queixar de não haver um numero pouco elevado de corridas transmitidas (ainda bem) nos últimos anos, e por estranho que pareça e ao contrario do que se poderia prever não tem sido aproveitado pelos novos valores para se afirmarem definitivamente com um toureio personalizado que dê carisma, desperdiçando este veiculo para chegar a milhões de pessoas, dando a conhecer o seu toureio diferenciado dos demais, sem repetições dando relevo á criatividade sem cair em exageros . Mas infelizmente salvo raras excepções , passa-se precisamente o contrário caindo inclusive no ridículo de se imitarem uns aos outros, nos ladeares, no ajoelhar, na busca dos aplausos em correria depois dos ferros, e toda uma panóplia de numeros que se sobrepoem a coisas essenciais, como por exemplo os remates das sortes.

Os jovens á espera de romper não se podem queixar de falta de oportunidades, porque têm-nas tido e em praças importantes, tem faltado é o golpe de asa para romper, e esse golpe de asa passa, na minha opinião, passa por cada um definir uma linha de toureio próprio.

Para que meditem aqueles que já romperam e aqueles que ainda esperam a sua hora, quero lembrar : “ Lupi, Batista, Zoio, L. M. da Veiga, Manuel Jorge de Oliveira, Moura, Paulo Caetano, J. Bastinhas e João Ribeiro Telles, nada tinham em comum na sua concepção de toureio e foram figuras carismáticas em simultâneo.