MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Cultura dum Povo- liberdade..

ACultura de um povo começa na Liberdade


Lembram-se dos programas de televisão com o Prof. Agostinha da Silva intitulados "conversas vadias" ????

Nesses programas semanais o Filosofo foi entrevistado por Miguel Esteves Cardoso, Herman José, Maria Elisa, Joaquim Letria, Caceres Monteiro, etc. Eu devorei tudo o que esse homem dizia e inteirei-me depois da sua obra pela qual fiquei apaixonado.



O Filosofo Prof. Agostinho da Silva, disse um dia :

Os povos serão cultos na medida em que entre eles crescer o número dos que se negam a aceitar qualquer benefício dos que podem; dos que se mantêm ...sempre vigilantes em defesa dos oprimidos não porque tenham este ou aquele credo político, mas por isso mesmo, porque são oprimidos e neles se quebram as leis da Humanidade e da razão; dos que se levantam, sinceros e corajosos, ante as ordens injustas, não também porque saem de um dos campos em luta, mas por serem injustas; dos que acima de tudo defendem o direito de pensar e de ser digno. 

Isto tudo vem a propósito de um facto passado recentemente, em que determinada instituição taurina não contente com determinadas noticias em que era visada, reagiu mal.

O facto em si é vergonhoso, reflecte um estar desrespeitoso de quem não sabe o que é cultura e não merece a liberdade de que goza, e se o motor desse comportamento for só a inveja, o facto passa de vergonhoso a inqualificável, pelo que, todos os jornalistas e cronistas taurinos devem sentir-se perturbados por este e outros padrões de acções, que tendem a congelar fluxos de informação de interesse público.

A falta de cultura aliada á falta de educação civilizacional, é de facto a alma mater deste de outros problemas .

Quanto á cultura lembro estes pensamentos : "O mundo seria maravilhoso se o numero de bibliotecas fosse superior ao das agências bancárias"...
Quanto á falta de educação civilizacional, há que lutar para que os oprimidos se libertem quebrando assim as leis da humanidade, levantando-se sinceros e corajosos, ante as ordens injustas - como dizia o Filósofo Professor Agostinho da Silva ...